Depois das medidas tomadas pela Prefeitura de Salvador e pelo Governo do Estado da Bahia, a Faculdade 2 de Julho (F2J), junto com seus coordenadores e professores, se organizou para manter as aulas da instituição, ainda que à distância. Novas ferramentas, como o uso da plataforma Moodle para unificar as atividades realizadas durante o distanciamento social, foram adotas e alguns professores, em comum acordo com seus alunos, têm adotado diversos formatos para que as medidas tomadas durante a pandemia da Covid-19 não prejudiquem o semestre letivo.
A professora e coordenadora dos cursos de pós-graduação em Comunicação da F2J, Cleidiana Ramos,por exemplo, tem conseguido manter as bases da matriz curricular. Para ela, este momento também serve para exercitar as práticas da revolução digital.
“Nós já conversamos com o secretário de cultura do Maranhão, Anderson Lindoso sobre o projeto Conexão Cultural, uma iniciativa de fomento criada para apresentações online de artistas e ele explicou como tudo foi feito digitalmente, desde o lançamento de edital, envio de documentação com o esforço para desburocratizar, mas sem perder a perspectiva da transparência na gestão pública até o momento de concretização das apresentações que, inclusive, ainda deu visibilidade aos artistas locais”, comenta a coordenadora.
No último sábado, dia 11 de abril, a turma de Comunicação Organizacional com ênfase em Assessoria de Imprensa contou com um bate papo virtual com a deputada federal Lídice da Matta (PSB-BA), sobre os desafios que ela tem enfrentado no papel de relatora da CPMI das Fake News.
A aluna dos dois cursos de pós-graduação em Comunicação, Adriana Ituassú explica que, apesar das dificuldades com a conexão de internet, devido ao aumento do uso neste momento de distanciamento, as atividades têm sido importantes para além de manter o semestre letivo. “As aulas online têm sido de extrema importância para mim, porque além de ajudar a passar ao tempo nesse período de quarentena, tenho aprendido bastante e tendo experiências incríveis com plataformas da internet que eu nunca tinha tido contato”, afirma.
Professor do curso de Direito, Edson Saldanha tem usado de diversas ferramentas para levar aos seus alunos material de qualidade dentro e fora dos horários de aula. “Com o advento da Covid-19, nos deparamos diante de uma nova realidade imposta e tivemos que nos adaptar a novos canais de comunicação. Minhas aulas acontecem via Skype, eu gravo vídeos para um canal no Youtube também, disponibilizo podcasts e, invariavelmente,passo um exercício por aula, além de, nas horas vagas, recomendar leituras, vídeos, sem compromisso com as atividades em aula. Eu também mando memes e brinco para tornar mais palatável esse momento de confinamento deles”, explica o professor.
Distanciamento Social
A F2J continua com as aulas suspensas seguindo decreto municipal. Enquanto a orientação das organizações de saúde mundiais, do Ministério da Saúde e dos governos municipal e estadual for de manter o distanciamento, a faculdade permanecerá com atividades virtuais. As medidas visam manter a saúde de alunos e colaboradores. Fique em casa.
Deixe um comentário