A Faculdade 2 de Julho (F2J) lança o programa Venha de Láive, que contará com lives produzidas por professores, alunos e convidados. Os professores da casa Camila Botto e Helder Florentino iniciam a programação no dia 26 de maio (terça-feira), às 19h, falando sobre Marcas, posicionamento e mundo digital. Outros temas voltados para a comunicação e suas adaptações em tempos de pandemia e pós-pandemia farão parte das lives que acontecerão todas as terças-feiras no perfil oficial da faculdade no Instagram.
Para receber certificado de participação é necessário estar inscrito – inscreva-se clicando aqui – e assistir à live até o final para responder o questionário enviado pelo Sympla sobre a atividade.
Já os alunos da disciplina Linguagens, Gêneros e Formatos de TV, do curso de Jornalismo da F2J, ministrada pela professora Camilla Botto, iniciam a apresentação de lives nesta quinta-feira (21). O primeiro conteúdo acontece no perfil do Instagram do aluno Flávio Kakarotto (@flavio_kakarotto), que convida o enfermeiro Victor Silva (@victinho) para falar sobre a rotina do profissional de saúde em plena pandemia de Covid-19, às 20h.
A professora Camila Botto precisou adaptar as atividades da disciplina que antes pretendia estimular a produção de entrevistas em vídeo para televisão. “A minha proposta inicial não limitaria as entrevistas à profissionais que estão na linha de frente do coronavírus ou que tiverem que se adaptar a este momento, como é o caso de Felipe, que vai falar com as professoras que tiveram que adaptar totalmente o ensino, nós precisamos adaptar. Esse formato com lives também não deixa de ser TV. A própria Rede Globo tem feito isso, o apresentador de casa fazendo as entrevistas”, explica a professora que propôs aos alunos o novo formato, também incluindo o desafio do ao vivo para os estudantes.
O programa
O Venha de Láive foi idealizado pelo Curso de Comunicação Social da F2J e tem o intuito de abordar as nuances da comunicação social, nos aspectos referentes ao jornalismo, publicidade, propaganda e marketing, durante período da Pandemia do COVID-19. O projeto está programado para ter continuidade até o final de 2020, abordando temas como marcas, posicionamento e mundo digital, a prefeitura de Salvador (sabatina com os candidatos), mercado e comunicação e suas adaptações, jornalismo com um celular na mão, empreendedorismo em tempos de coronavírus, entre outros.
Segundo Carmem Vasconcelos, coordenadora dos cursos de comunicação social da F2J, a ideia é divulgar uma série de atividades e ações que estão sendo realizadas dentro dos cursos. “A princípio o projeto tem duas perspectivas às terças-feiras serão as lives dos professores, que tratarão de temas importantes com ou sem convidados e a segunda acontece será realizada até o final de maio com lives realizadas pelos alunos em seus perfis nas redes sociais e que nós vamos compartilhar dentro do projeto”, conta a coordenadora.
A primeira live comandada pelos professores da casa tem como tema as adaptações das marcas no mundo digital. “A gente vai falar exatamente sobre os modelos antigos que ganharam novos formatos, que tiveram que se adaptar de uma forma muito rápida e ao mesmo tempo modelos que já despontam para o pós-pandemia, modelos de negócios, de comunicação, de educação e formatos até do próprio entretenimento”, explica Helder Florentino, professor da casa e convidado da primeira live de professores.
Outros formatos
Professora da disciplina de Crítica Cultural do curso de comunicação, Helen Campos decidiu estimular a produção de produtos digitais nos alunos da F2J, através de críticas de arte e cultura, o que resultou na criação do blog Observatório Cultural, que proporcionou a produção de Podcasts com playlists musicais disponível na plataforma Spotify através do perfil Observatório Cultural.
“Inicialmente o blog era para que a turma pudesse exercitar o olhar crítico quanto a fenômenos culturais. Assim eles foram produzindo textos que eram análises musicais e de videoclipes. Dentro desse cenário de pandemia, onde as pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdos musicais, surgiu a ideia de criar uma playlist com a diversidade musical. A divulgação do conteúdo também está sendo feita num perfil do Instagram com o mesmo nome @observatoriocultural”, conta Helen.
Os alunos das turmas de História da Comunicação e de Estudos Culturais, também ministradas por Helen Campos, foram convidados a serem colaboradores do Observatório Cultural para poderem divulgar suas produções culturais.
Para o aluno de Crítica Cultural, Fábio Ribeiro, a proposta está sendo interessante. “A proposta da disciplina tem sido interessante. A professora Helen além de trazer nas aulas artigos sobre crítica e cultura da sociedade, nos direciona aos caminhos que passa uma produção de filme, música, programa de TV, etc.”, disse.
Serviço
Lives dos professores:
26.05 – Marcas, posicionamento e mundo digital (Prof. Camila Botto e Helder Florentino)
02.06 – Empreendedorismo em tempos de Corona Vírus (prof. Camila Botto e Suely Temporal)
Lives dos alunos:
21.05 – Flávio Kakarotto – 20h, no Instagram entrevistando o enfermeiro Victor Silva (@flavio_kakarotto)
25.05 – Felipe Bandeira – 20h, no Instagram entrevistando as professora Margareth Borba, Marlene Freitas e Sandra Santos (@fbandeira1)
26.05 – Matheus Teixeira, 19h30, entrevistando o médico Caíque Nonatono (@eu.matheusteixeira)
27.05 – Diego Oliveira – 19h, no Facebook entrevistando a enfermeira Elem Salvador (Diego Oliveira)
27.05 – Luan Ângelo – 15h, no Instagram entrevistando a nutricionista Maristela Costa (@luan_angelo14)
Deixe um comentário