A Biblioteca da Faculdade 2 de Julho foi criada, em 2000, inicialmente atendendo aos cursos de Administração e posteriormente o curso de Direito e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
Com a nova gestão, em outubro de 2004, foi inaugurada às novas instalações da Biblioteca que passa a chamar-se Biblioteca Basílio Catalá Castro em homenagem a passagem do centenário de nascimento do Rev. Basílio Catalá Castro.
A Biblioteca exerce um papel de “Casa do Saber” ou “Fonte informacional”, de suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão – disponibilizando informações e aproximando pessoas ou instituições envolvidas na geração, na produção, na organização e no partilhamento de conhecimento.
A Biblioteca atende de segunda à sexta-feira, no horário das 06:30 às 21:00 horas e aos sábados, das 08:30 às 12:00 horas.
O acervo da Biblioteca é constituído de material especializado, necessário ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa da Faculdade 2 de Julho.
A formação do acervo tem como objetivo atender aos interesses dos cursos de Administração, Comunicação Social, Direito. Atualmente ele é composto por 16.823 títulos de livros e 28.776 exemplares, 166 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros, 97 títulos de vídeos, 914 títulos de cds, 242 títulos de dvds e 1261 títulos de monografias.
Acervo Josaphat Marinho – composta por 7.500 exemplares nas diversas áreas do conhecimento. Coleção que é cobiçada por diversas instituições de Ensino Superior e pelo Senado Federal por conta da personalidade que é o Senador Josaphat Marinho para a nossa nação. Conta com 7.500 exemplares.
Quantidade do Acervo por Área de Conhecimento – CNPQ Biblioteca Basílio Catalá Castro
O acervo tem livre acesso, para docentes, discentes, corpo técnico administrativo e a comunidade local. A pesquisa ao acervo pode ser feita através de qualquer computador conectado à internet.
É utilizado para a representação descritiva (catalogação) o Código de Catalogação Anglo Americano. – AACR2 e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Sistema de Classificação bibliográfica utilizada é a Classificação Decimal Universal – CDU. Para a notação do autor utilizamos a Tabela CUTTER.
A recuperação da informação em nossa Base de Dados é feita pelos campos de autor, título e assunto, elaborados através do padrão MARC (para intercâmbio).
A Biblioteca dispõe de uma área total de 310 m², dividida em: 85 m² para acervo; 17 m² para pesquisa ao acervo e Internet com 9 terminais; 30 m² para a administração da biblioteca, 10 m² para 1 cabine de multimídia em reforma atualmente, 30 m² para cabines de estudos em grupo, 115 m² para baias de estudos individuais.
Consulta ao acervo
O empréstimo domiciliar da Biblioteca destina-se a professores, alunos e funcionários, conforme tabela a seguir:
Categoria | Quantidade de Livros | Prazo |
---|---|---|
Alunos | 3 | 7 dias |
Professores | 5 | 15 dias |
Funcionários | 2 | 8 dias |
Periódicos e Monografias estão disponíveis apenas para a consulta local e fotocópia de artigos
Renovação
Os livros poderão ser renovados no balcão de atendimento da nossa biblioteca que funciona pela manhã, tarde e noite e não tendo nenhuma reserva cadastrada para o material poderá ser renovado por 03 vezes consecutivas. Quando renovado por 03 vezes consecutivas, os exemplares deverão ser entregues na biblioteca e solicitado um novo empréstimo, sendo possível somente se não houver reserva para o mesmo, condição que impedirá o empréstimo dos mesmos
Reserva
As reservas, também, poderão ser efetuadas pela Internet, desde que todos os exemplares da obra estejam emprestados. Quando a publicação for devolvida o sistema enviará um e-mail para o primeiro usuário da fila de reserva, avisando que o material já se encontra na Biblioteca e que ficará disponível para empréstimo por 24 horas, caso o solicitante não procure no prazo será, automaticamente, desligado da lista e outro usuário receberá a mesma mensagem;
Serviço de localização e fornecimento de cópias de artigos de revistas, teses e anais de congressos disponíveis no acervo de Bibliotecas Nacionais que fazem parte do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT)
As novas aquisições são divulgadas através do nosso Site.
O Planejamento acadêmico-financeiro da Faculdade 2 de Julho, prevê ampliação gradativa do acervo com a constituição do Fundo de apoio à Biblioteca, que contará com uma receita líquida dos cursos.
A atualização e ampliação do acervo bibliográfico seguem critérios a partir de:
Inaugurado em 28 de outubro de 2008, o Memorial Josaphat Marinho conta com aproximadamente 25.000 documentos, uma rica documentação (recortes de jornais, correspondências, discursos, móveis e objetos pessoais), sobre direitos humanos e política brasileira, pertencente ao Jurista e Senador da Republica Josaphat Marinho. Aberto a pesquisa interna e externa no horário das 14h às 18h.