O Constitucionalismo negro e formação jurídico-institucional brasileira é tema do seminário que acontece na próxima quinta-feira, 12, no auditório Capela da Faculdade 2 de Julho (F2J), às 19h. A atividade é uma realização do Memorial Jaime Wight e tem como objetivo discutir a “diáspora negra” ou “afrodiasporicidade” como um fenômeno cultural e político que extrapola a dimensão demográfica e econômica da escravidão de pessoas africanas e afrodescendentes.
O seminário tem a participação do professor e mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília, Samuel Vida. O jurista também é professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Coordenador do Programa Direito e Relações Raciais (PDRR/UFBA).
O seminário acontece em função das constatações acerca das marcas da escravidão e pretende refletir sobre o silenciamento e inviabilização dos protagonismos das populações negras na conformação do aparato jurídico-constitucional que serviu de base institucional e política para os Estados americanos.
Serviço
O que: Seminário Constitucionalismo negro e formação jurídico-institucional brasileira
Onde: Auditório Capela – Faculdade 2 de Julho. Av. Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia
Quando: Quinta-feira, 12 de março de 2020
Horário: 19h00
Entrada: Gratuita
Para realizar inscrição clique aqui.
Deixe um comentário