A Faculdade 2 de Julho na busca por integrar-se à comunidade, tem desenvolvido ações em forma de eventos com aplicabilidade na comunidade local que estimulam a consciência da cidadania e da responsabilidade social em estudantes e demais membros da comunidade acadêmica.
Assim, estabelece parecerias com instituições, empresas e organizações da sociedade civil de forma a colaborar para o desenvolvimento socioeconômico e cultural e ainda proporcionar aos discentes uma visão sistêmica de sua inserção na sociedade e não somente no mercado de trabalho.
Desta forma, em 2015 foi adotado como Projeto Institucional de Responsabilidade Social, o Projeto VIVER em parceria com o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – NASPEC, localizado no município de Salvador – BA.
A escolha do NASPEC como instituição parceria foi por acreditar que a missão tem contribuído para o atendimento e a melhoria da qualidade de vida aos menos favorecidos, e portadores de cânceres oriundos dos 417 municípios da Bahia, e na redução das desigualdades no atendimento das demandas sociais.
Essa missão vem de encontro com a definição da responsabilidade social empresarial adotada pelo Instituto ETHOS – “Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedades, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.
A Faculdade 2 Julho possui condições institucionais para o desenvolvimento de uma efetiva política de atendimento comunitário e aos discentes com a implantação de diversas atividades e programas articulados aos projetos pedagógicos, que visam ao desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos seus estudantes e da comunidade.
Essas ações são contempladas nas diretrizes do Projeto Político Pedagógico de Curso (PPC) e do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade, com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos, professores e colaboradores a oportunidade de participar e vivenciar atividades e situações, que transgredem as salas de aula e o currículo formal.
Por conseguinte, a Faculdade 2 Julho buscou através da concretização da parceria com o NASPEC, o desenvolvimento do Projeto VIVER que prevê ações de caráter permanente, que contribui e possibilita o auxílio e o acompanhamento de atividades acadêmicas, em prol da troca de convivências e produção de futuros projetos de intervenção frente aos cursos de graduação e pós-graduação.
A primeira versão do Projeto VIVER aconteceu em 04 de dezembro de 2015, com a apresentação do Balanço Social elaborado pelas turmas do Curso de Administração, seguida pelo Show Beneficente de Kart Love, que teve sua renda revertida para o NASPEC.
Em 2016, o Projeto VIVER continuará com a visita das Turmas de Responsabilidade Social ao NASPEC, para elaboração de atividade acadêmica com apresentação em sala de aula. Assim, como promoverá uma maior integração da sociedade com a proposta de trabalho vivenciada pela instituição.
A primeira ação de integração da Faculdade 2 Julho e a sociedade com o lançamento da versão 2016, será no dia 12 de setembro de 2016, com uma Palestra de sensibilização social com a Diretora do NASPEC, a Sra. Romilza Medrado ou representante.
O evento acontecerá no auditório, quando dar-se-á conhecimento ao público acadêmico, os diversos formatos para arrecadação de fundos, tendo como principais meios a rifa e a feira gastronômica.
A Feira acontecerá nos dias 19 e 20 novembro de 2016, na Faculdade 2 Julho e contará com uma praça de alimentação, além de espaço destinado para bazar e shows, inclusive do cantor Kart Love um dos padrinhos do Projeto VIVER.
Promover ações de responsabilidade social através da promoção da Feira Gastronômica e venda de rifas com vistas a arrecadação de fundos e doações destinadas ao NASPEC.
Alunos, professores, colaboradores e a comunidade baiana.
500 pessoas – lotação máxima.