fbpx

Professores da F2J participam de capacitação para uso de Moodle e Teams de forma integrada

O semestre 2020.2 terá as atividades realizadas totalmente através do Moodle [...]

Devido a pandemia da Covid-19, a Faculdade 2 de Julho (F2J) oficializou que o semestre letivo 2020.2 continuará sendo realizado de forma remota, visando a saúde de seus colaboradores e alunos. Para isso, algumas melhorias estão sendo instaladas para a volta às aulas, que têm início no dia 10 de agosto. Os professores da graduação e pós-graduação participam de uma capacitação para o uso das plataformas Moodle e Teams de forma integrada. O curso teve início no dia 28 e se estende até o dia 31 de julho.

“O Moodle é a plataforma mais usada de ensino remoto. É um software livre, customizável. Esse semestre, nós temos um espaço muito maior em nuvem”, explica o professor Haroldo Abrantes, que está ministrando o curso com foco nas ferramentas do Teams. “A faculdade, por ser uma instituição sem fins lucrativos, já possuía o direito ao acesso a suíte Microsoft 365. Além do Teams, essa suíte possuí vários outros programas, como Word, Powerpoint, entre outros”, completa o professor.

Reunião de capacitação com os professores de Comunicação, realizada no dia 30 de julho.

A plataforma Moodle – que vinha sendo utilizada no primeiro semestre, quando as aulas passaram a ser oferecidas remotamente – agora conta com a possibilidade de acesso ao Teams para a realização das aulas online, através de videoconferências. O acesso ao Teams acontecerá através do próprio Moodle, sendo necessário apenas que alunos que realizem o acesso pelo aparelho celular baixem o aplicativo do Teams.

“É como se o Moodle fosse a Faculdade e o Teams as salas”, comenta Haroldo Abrantes.

“Ao analisar os resultados da avaliação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), verificamos que os estudantes questionaram muito a utilização de diferentes recursos pelos docentes para a realização das aulas online. Com a disponibilidade de um tempo maior para o planejamento, a Instituição decidiu manter o Moodle e utilizar apenas uma plataforma para gravação de aulas e atividades por videoconferência – a Plataforma Teams, da Microsoft”, disse a professora e diretora acadêmica Graça Maia.

“É importante que haja interação entre o docente e os discentes durante as aulas, momento em que as dúvidas poderão ser tiradas”, completa a professora Graça Maia.

“A plataforma Moodle é a oficial da Faculdade, onde todas as atividades realizadas pelos docentes com os estudantes estão disponíveis e o Teams é a plataforma para a realização das aulas online e gravação destas. A vantagem de utilizar as duas é que nós iremos usar o que há de melhor em ambas, além de ter o acesso ao Teams, através do próprio Moodle”, explica Maria Célia, professora, coordenadora pedagógica da F2J e coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) da instituição.

Como funcionará

O acesso ao Moodle para novos alunos é informado no ato da matrícula e para os veteranos continua como no semestre anterior.

Os alunos irão acessar o Teams através do próprio perfil no Moodle.

Cada aluno vai ter acesso a um e-mail institucional e será através deste e-mail que poderão assistir às aulas de forma gravada.

As aulas poderão ser gravadas, mas seguirão os mesmos critérios de horários das aulas presenciais, podendo ser levado em consideração as necessidades e demandas de cada disciplina. “O tempo das aulas e atividades devem ser adequados aos objetivos da disciplina, ao conteúdo a ser ministrado, bem como apropriadas ao desenvolvimento do(a) estudante, das suas habilidades e competências”, explica a coordenadora acadêmica Graça Maia.

Send this to a friend