Professor da F2J é eleito para vaga na Academia de Letras da Bahia (ALB)

Autor de obras premiadas, como A eternidade da maça, Marcus Vinicius Rodrigues assumiu a cadeira nº 28 [...]

Fotos: Divulgação

O professor Marcus Vinicius Rodrigues é o novo titular da cadeira nº 28 da Academia de Letras da Bahia (ALB). Mestre em letras pela Ufba, área em que também tem graduação pela mesma universidade, e bacharel em Direito, Rodrigues atua na Faculdade 2 de Julho desde 2007.

As obras do professor Marcus Vinicius têm privilegiado a poesia e conto, como A eternidade da maçã, que venceu o Prêmio Nacional da ALB em 2016, assim como seu último título, lançado em agosto deste ano, Café Molotov.

“Escrevo desde adolescente. Quando conheci a obra de Ligya Fagundes Teles eu compreendi que era aquilo que queria para mim”, diz Rodrigues. Em 2001, ele ganhou mais um impulso para assumir a literatura como uma de suas atividades: o Prêmio Copene na categoria conto/poema.

Embora estas duas categorias tenham sido a base da sua produção até aqui, o professor conta que está experimentando a criação em outros gêneros, como a novela. “Eu na verdade já terminei uma obra com estas características. Ela está à espera de publicação”, acrescenta.

Sucessão

Marcus Vinicius Rodrigues foi candidato único à sucessão da professora emérita da Ufba, Suzana Alice Cardoso, que faleceu em maio deste ano. Ela era especialista na área da dialectologia, geolinguística, português do Brasil, língua portuguesa e variação linguística.

A cadeira 28 tem como patrono o poeta Luís José Junqueira Freire (1832- 1855) e como fundador, ou seja, primeiro ocupante, o professor e jornalista Francisco Torquato Bahia da Silva. Dentre os titulares da cadeira esteve a historiadora, especialista em tupi e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Pondé de Sena.

A ALB reúne intelectuais baianos que são reconhecidos pela sua produção literária, e também em outros campos do conhecimento,  considerada de extrema relevância para a Bahia. “A Faculdade 2 de Julho, seu corpo acadêmico, estudantes e colaboradores, parabenizam o professor Marcus Vinicius pela honrosa ocupação da cadeira nº 28 na ALB, que é uma das mais relevantes instituições de promoção da cultura da Bahia. Nós o felicitamos pela conquista e desejamos ao professor ainda mais sucesso”, destaca o professor Marcos Baruch Portela, diretor geral da Fundação 2 de Julho, entidade mantenedora da F2J.

 

Send this to a friend