Pós-Graduação Mediação e Resolução Adequada de Conflitos

Apresentação:

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Mediação e Resolução Adequada de Conflitos tem a finalidade de oferecer um espaço de conscientização, informação, reflexão e aprendizado sobre a mediação.

A mediação já é uma realidade no cenário jurídico cultural internacional e no Brasil. A mediação aponta para uma noção mais ampla do conceito de justiça, que deixa de lado a visão tradicional extremamente normativa e abstrata.

A especialização em tela se volta para refletir a ideia e a prática da mediação, assim como seus vínculos com as novas formas de realização da cidadania.

Interessa, sobremaneira, o estudo do novo Código de Processo Civil, no que se refere ao respeito às disposições constitucionais e a introdução, de modo significativo, da mediação e da conciliação; ainda importante o estudo da Lei nº 13.140/2015, já em vigor, denominada Lei da Mediação e a Resolução nº 125, importante instrumento, pois estabelece as diretivas do Conselho Nacional de Justiça sobre o tema.

Objetivos

Apresentar os conceitos da mediação, sua dinâmica e suas técnicas, usando a comunicação e outros recursos necessários a essa prática.

Promover o estudo aprofundado dos temas referente à mediação, demonstrando a viabilidade da utilização desse meio consensual para a resolução de conflitos em diversas aéreas.

Capacitar os profissionais para identificar e aprimorar as habilidades para o exercício da mediação.

Metodologia

O curso é organizando em módulos e disciplinas presenciais e a distância, conexos entre si em uma perspectiva multidisciplinar e integradora da área da Mediação e Resolução Adequada de Conflitos. A proposta contempla a junção do conhecimento teórico e prático, por meio da exposição participativa do conteúdo programático proposto e a resolução de questões práticas (exercícios vivos). Para tanto, utilizar-se-á uma metodologia ativo-participativa, por meio de palestras e seminários e simulações de situações que problematizem o eixo deste curso, que é a tendência flexibilizadora das relações laborais.

Para esta ação, o Estudo de Caso é o instrumento pedagógico proposto, haja vista que tal metodologia apresenta aos docentes um problema mal estruturado, ou seja, questões que não oferecem soluções pré-definidas, solicitando ao estudante o interesse relativo à identificação de problemas e análise de evidências, fomentando dessa forma a construção de argumentos lógicos. Serão fomentadas a visitação aos balcões de justiça, os sociodramas e aulas práticas em sala.

O objetivo é estimular o (a) estudante a construir conhecimento, habilidades e maturidade, aliando a teoria à prática, para a melhor atuação no mercado de trabalho.

Sistema de avaliação parcial

O sistema de avaliação envolve a aplicação de provas e/ou trabalhos escritos (elaboração de papers, artigos etc), apresentação oral (seminários, debates etc.), trabalhos em equipe, estudos de casos e outros modelos de avaliação adequados às disciplinas que compõem a matriz curricular.

Trabalho de conclusão do curso – TCC

O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC deverá ser um artigo científico, proposta de um projeto de lei, parecer ou atividade de cunho prático pertinente à área acadêmica e profissional do curso, a critério do Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. O TCC é de autoria individual e deverá ser entregue em até quinze dias que antecedem à disciplina Seminário de pesquisa. O TCC está relacionado à disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, cujo estudo e pesquisa serão orientados por professor qualificado, propiciando, assim, o desenvolvimento de um produto final visando à obtenção do certificado da Pós-graduação Lato Sensu. A nota mínima para aprovação é 7,0. O TCC será avaliado pelo orientador e por outro professor/profissional designado pelo Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.

Preencha o formulário e dê o primeiro passo para que você possa ingressar no Curso de Mediação e Resolução Adequada de Conflitos de uma das melhores Faculdades de Salvador.

Quero Ingressar