fbpx

Especialização em Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Esta proposta objetiva apresentar a estrutura do Curso de Especialização LatoSensu em Gestão Ambiental e Sustentabilidade implementado pela Faculdade 2 de Julho, com apoio da Ambiente Sustentável, sem transferência de recurso financeiro.

O atual processo de transformação nos modos de produção e reprodução da sociedade e da natureza coloca a questão ambiental no centro do debate nacional e internacional.

Esse curso de especialização pretende contribuir para o preenchimento dessa lacuna em nossa região, que tradicionalmente importa competências de outras regiões do país. Esse curso articula dimensões fundamentais da problemática ambiental: a primeira, diz respeito ao direito a um ambiente ambientalmente sustentável; a segunda, à necessidade de gestão e políticas ambientais que, de fato, construam relações menos predatórias entre sociedade e natureza.

Essa proposta pretende ainda articular as dimensões do ensino e da pesquisa, bem como estabelecer vínculos mais consistentes entre a graduação e a pós-graduação. Este objetivo se materializará por meio da realização de atividades de extensão, espaço de debate sobre o arcabouço jurídico que trata do direito ambiental e experiências de políticas públicas e modelos de gestão, implementadas pelo poder público, em suas várias escalas, por organizações da sociedade civil e pela iniciativa privada.

A proposta apresenta, ainda, a estrutura curricular, carga horária das disciplinas a serem oferecidas, periodicidade do curso, metodologia de avaliação e indicadores de desempenho.

Objetivo Geral

Proporcionar ao profissional que lida com a problemática ambiental uma formação teórico – técnica que permita a produção de estratégias e tomadas de decisões próprias à Gestão Ambiental, estabelecendo assim reflexões sobre os desafios colocados pela tarefa de construção de uma sociedade sustentável.

Objetivos Específicos

  1. Desenvolver atividades de pesquisa no âmbito do curso de especialização, de modo a estabelecer um contato direto dos alunos com a problemática ambiental, questões relativas ao direito e política ambiental;
  2. Desenvolver atividades de extensão, articulando a graduação, pós-graduação, com vistas a compartilhar experiências, e conhecimentos produzidos no âmbito do curso de especialização.
Send this to a friend