O Seminário Especial Ditadura Militar, aborda o Centro de Documentação da Penitenciária Lemos de Brito e sua contribuição para o resgate da trajetória de ex-presos políticos da “Galeria F”, e será realizado no dia 29 de agosto, às 17 h na Biblioteca Pública do Estado da Bahia com entrada gratuita.
A Casa de Prisão com Trabalho, em 1902 ganhou a denominação de Penitenciária do Estado da Bahia e em meados da década de 1950, quando foi transferida para a Mata Escura, recebeu nome de Penitenciária Lemos Brito, e até hoje essa penitenciária mantém seu status de principal unidade prisional do Estado da Bahia continuando a receber presos de todo o território baiano.
A Dr.ª Claudia Moraes Trindade, Doutora em História pela Universidade Federal da Bahia, atualmente é pesquisadora de Pós-Doutorado e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação de História Regional e Local da Universidade do Estado da Bahia, colaboradora do Centro de Documentação da Penitenciária Lemos Brito, sócia efetiva do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, integrante do corpo docente da Faculdade 2 de Julho, exercendo atividades de docência na pós-graduação e pesquisa. Tem experiência em História das prisões e cotidiano prisional da Bahia oitocentista tendo vários artigos e capítulos de livros publicados sobre o tema como “Ser Preso na Bahia no século XIX. Editora UFMG (no prelo) .
No presente, estuda a vida prisional em Salvador na primeira metade do século XX e na contemporaneidade e é pesquisadora do grupo de pesquisa “Escravidão e Invenção da Liberdade” do Programa do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA.
Maiores informações: no www.fpc.ba.gov.br.
O que? Palestra Especial sobre Centro de Documentação da Penitenciária Lemos de Brito e sua contribuição para o resgate da trajetória de ex-presos políticos da Galeria F.
Quando? 29 de agosto de 2016
Onde? Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Biblioteca dos Barris
Horário? 17h
Quanto? Gratuito
Deixe um comentário