“Os cursos de Comunicação Social da F2J são referenciais no mercado baiano”

Em entrevista, a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Propaganda e Marketing aponta o compromisso da instituição com o ensino de qualidade. [...]

Foto: Divulgação

Coordenadora dos cursos de Comunicação Social-  Jornalismo e Propaganda e Marketing-  da Faculdade 2 de Julho, a professora Danila Conceição, mestra em Estudos Étnicos e Africanos e doutoranda em Cultura e Sociedade, explica em entrevista, os processos voltados para a formação dos estudantes e o avanço da instituição em impulsionar atividades e projetos com experiências práticas.”Temos profissionais gabaritados, doutores, mestres e especialistas com exitosa formação acadêmica e com ampla inserção no mercado de trabalho”, completa a professora Danila Conceição que apresenta outros detalhes sobre os cursos que coordena.

 

Danila de Jesus Conceição é mestra em estudos étnicos e africanos e doutoranda no programa de Pós-Graduação multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Ufba. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, compõe o quadro docente e é coordenadora dos cursos de Jornalismo e Propaganda e Marketing da Faculdade 2 de Julho.

Quais as novidades dos cursos de comunicação para este semestre?

Danila Conceição: Estamos reestruturando os cursos visando atender os novos instrumentos do MEC ao passo que buscamos acompanhar as mudanças céleres das áreas da comunicação. Estamos retomando o projeto intitulado Ciclo de Debates que uma vez por mês reúne professores e profissionais da área  com o intuito de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.  Estamos estreitando diálogo com as instituições representativas das áreas de jornalismo e propaganda e marketing visando compreender melhor as demandas do mercado. Os cursos de comunicação terão forte ênfase para o empreendedorismo e inovação considerando também a multidisciplinaridade tão necessária no processo de formação dos futuros comunicólogos. Ofereceremos cursos de extensão visando ampliar a formação e abrir para a comunidade local  também esta possibilidade.

Quais as conquistas desta área sob a sua coordenação?

Danila Conceição: Os cursos de comunicação da Faculdade 2 de Julho são referenciais no mercado baiano. O nosso desafio é manter a qualidade e conseguir fazer do nosso trabalho um diferencial. Nossa instituição não possui nenhuma empresa estrangeira ditando o rumo das relações entre professores e alunos. O nosso negócio é a educação, sendo uma instituição nascida a partir da Fundação 2 de Julho, que tem um colégio com quase cem anos de história e que sempre esteve na vanguarda do ensino. Não existe uma conquista exclusiva da coordenação de comunicação, mas a conquista da Faculdade 2 de Julho, que tem uma filosofia calcada na qualidade, ética, diversidade, sempre imbuída em combater desigualdades, reconhecendo as especificidades locais. Estamos finalizando o planejamento estratégico para que toda e qualquer ação seja integradora, interdisciplinar visando o fortalecimento da instituição e a qualidade do nosso ensino.

Qual é o perfil dos alunos do curso?

Danila Conceição: O perfil dos egressos da Faculdade 2 de Julho é de profissionais críticos e com autonomia intelectual. A nossa ação é para que eles sejam ativos na inovação de métodos, técnicas e procedimentos, além de ter a capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referente às novas mídias.

O que os novos estudantes podem esperar dos cursos oferecidos sob a sua coordenação?

Danila Conceição:  Através de metodologias ativas de ensino o nosso corpo docente está motivado a aprimorar as formas de ensino, utilizando, sobretudo, as tecnologias como meio para maior eficácia de nossa missão. A partir de algumas parcerias, que estão sendo construídas, os cursos terão cada vez mais competência no mercado com a nossa forma de aprendizagem sendo desafiada constantemente. Estamos fortalecendo o corpo docente, o Núcleo Docente Estruturante (NDE); reestruturando o acervo dos cursos de comunicação; atualizando a nossa matriz dos cursos; reformulando o projeto pedagógico; implantando o desafiador Laboratório Multimídia e instalando uma Assessoria de Comunicação que absorveu, em parceria, a nossa Agência de Propaganda e Marketing (APM). Tudo isso está sedimentado em um planejamento de ações para curto, médio e longo prazo. A instituição criou recentemente o Núcleo de Estágio com a finalidade de acompanhar os estágios realizados pelos alunos, pois preocupa a instituição como o aluno se insere no mercado e como esta atividade, essencial para a sua formação, ocorre nas empresas.

Qual é o perfil do corpo docente?

Danila Conceição: Temos profissionais gabaritados, doutores, mestres e especialistas com exitosa formação acadêmica e ampla inserção no mercado de trabalho. Ter profissionais com o “pé” na academia e o outro no mercado é um grande diferencial para os alunos que têm reconhecido através das avaliações realizadas o nosso corpo docente.

Qual a mensagem que a sra. deixa para os alunos que estão graduando-se nos cursos de comunicação da F2J?

Danila Conceição: Agradecer pela escolha da F2J como instituição de ensino nesta etapa tão importante na formação do ser humano.  A comunicação perpassa toda e qualquer relação humana. Desejo a estes futuros colegas de profissão que mantenham a perseverança, a ética e a consciência de que a comunicação pode e deve contribuir para o fortalecimento da democracia e, por extensão, de nossa sociedade.

Para saber mais detalhes sobre os Cursos de Comunicação Social acesse o nosso site clicando aqui

Send this to a friend