As empresas patrocinadoras e parceiras comerciais de clubes, ligas e competições esportivas já contam com estrutura organizacional e profissionais qualificados em departamentos específicos de gestão e marketing esportivo para que melhor administrem a relação custo/benefícios dos seus investimentos nessas áreas.
No campo da formação de atletas, otimizam-se os métodos quantitativos e qualitativos nas esferas técnica, tática, de saúde e da ética e cidadania daqueles que são os responsáveis pela entrega final ao fã do esporte.
A inteligência de Marketing aumenta significativamente a oferta de facilidades a este público consumidor na mesma velocidade em que customiza as suas experiências e benefícios emocionais ao redor e por dentro das atividades esportivas.
Por consequência direta destas evidências, cresce a empregabilidade no setor da gestão esportiva, dando mostras efetivas e irrefutáveis do aproveitamento profissional dos talentos que se qualificam e se certificam para atender as consistentes e crescentes demandas deste mercado.
Este cenário, que já se afigura como realidade, traz enormes ganhos para o ambiente sócio-cultural, para a economia, em particular para a indústria do entretenimento, que passa a contar com profissionais para o planejamento, a visão macro do negócio esportivo, a sua logística de execução, dentro de um ambiente organizacional saudável e que entrega a excelência do espetáculo aos seus públicos de interesse.
A governança corporativa, nesta dimensão, vem trazer a transparência e a credibilidade necessárias às agremiações na direção da captação e utilização de recursos que remetem à sua sustentabilidade econômica, elevando assim o valor da sua marca.
O posicionamento é outro fator-chave de sucesso para as organizações esportivas, dada a sua necessidade de se diferenciar dos adversários perante os fãs e aos demais públicos de interesse da sua modalidade esportiva, tanto no quesito performance quanto no da imagem da marca.
A indústria do esporte tem registrado índices altíssimos e crescentes de faturamento, o que evidencia o robusto e entusiasmado interesse dos públicos, acompanhado de níveis de exigência cada vez maiores, impulsionando assim a necessidade de aprofundamento do conhecimento como forma de incrementar a qualidade ofertada
Esta evolução no conhecimento em Gestão Esportiva, pois, nos clareia o horizonte de perspectivas e realidades no campo da atuação e desenvolvimento profissional, ao tempo em que nos inspira e incentiva a investirmos as nossas energias na realização destes nossos sonhos.
Wilson Manoel
Coordenador do MBA em Gestão Esportiva da Faculdade 2 de Julho
Artigo publicado no site do Correio* no dia 26/02/2018
Deixe um comentário