Fotos: Ascom F2J
O Núcleo de Praticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade 2 de Julho (F2J) têm atendimento jurídico especializado para atender a comunidade carente de Salvador. O órgão que funciona como uma espaço de aprendizagem acadêmica, conta com estrutura semelhante à de uma escritório de advocacia de médio porte, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, .
Dentre as atividades desenvolvidas pelo NPJ estão o apoio jurídico nas áreas de família, trabalhista e previdenciárias, para pessoas de grupos sociais com rendimento familiar não- superior a dois salários mínimos e que encontram dificuldades na busca por acompanhamento jurídico.
O órgão
O NPJ é um órgão ligado a coordenação do curso de Direito e a direção Geral da F2J, que foi implementado no ano de 2005. Coordenador do curso de Direito da F2J, o professor Paulo Mascarenhas ressalta a importância do NPJ para comunidade externa e os alunos de Direito da instituição. “O NPJ tem por objetivo atender juridicamente a comunidade carente do bairro do Garcia, realizando conciliações entre pessoas que estão em eventual desavença, propondo ações de divórcios, de separação, alimentação, etc. O núcleo tem como advogado o professor Carlos Alberto Coutinho que é responsável técnico pelos processos, juntamente com os estudantes do curso Direito da F2J que fazem estágio no local, auxiliando e aprendendo todo procedimento jurídico”, destaca o professor
“Os estudantes de Direito que estagiam no NPJ aliam a teoria com a prática, fazendo as suas aulas curriculares e doutrinares com a prática jurídica, e depois exercitam esse conhecimento no núcleo, elaborando petições, contestações, participando de audiências e vivenciando o mundo processual”, acrescenta o professor Paulo Mascarenhas.
Metodologia do Núcleo
Para o coordenador do núcleo, o espaço que a Faculdade disponibiliza para os alunos é de fundamental importância para a prática dos seus conhecimentos. “Eu me proponho que os alunos que vem estagiar no NPJ aprendam a fazer petição inicial, que é o início do processo e em seguida, desenvolvam atividades de embargo declaratório, réplica, contestação, recurso, etc., além de todos os procedimentos que fazem parte de um processo judicial”, salienta o professor.
Horários de Atendimento do NPJ
Para casos novos relativos a ações cíveis (incluindo de Direito de Família) e relativas ao Direito do consumidor, os horários são:
-Quintas-feiras (das 14h às 18h) e sábados (das 08h às 12h), quinzenalmente, conforme calendário divulgado na portaria da Faculdade 2 de Julho.
Para casos novos relativos a ações trabalhistas, os horários são:
-sextas-feiras (das 14h às 18h) e sábados (das 08h às 12h), quinzenalmente, conforme calendário divulgado na portaria da Faculdade 2 de Julho.
E para casos novos relativos a aposentadorias, pensões e demais benefícios previdenciários ou assistenciais, bem como demandas relacionadas a Direitos Humanos e Difusos (discriminação, meio ambiente etc.) e a convênios celebrados com a Faculdade 2 de Julho, os horários são:
-segundas e terças-feiras, quinzenalmente (das 14h às 18h), conforme calendário divulgado na portaria da Faculdade 2 de Julho.
Graduação
O curso de Direito da Faculdade 2 de Julho tem como missão formar profissionais especializados, preparados com base nos padrões de excelência, com conhecimento global que atende às novas exigências do mercado, defendendo e promovendo os Direitos Humanos. Para saber mais detalhes do curso de Direito clique aqui.
As inscrições para o processo seletivo 2019.1 da F2J estão abertas. Para mais informações detalhadas, acesse o link com o edital clicando aqui.
Confira algumas fotos do NPJ:
Deixe um comentário