Integração marca o encerramento de atividades do LabLíder

O Laboratório em Liderança (LabLíder) finalizou as atividade estimulando a cultura da liderança [...]

Fotos: Ascom F2J

A manhã do último sábado, 01, na Faculdade 2 de Julho (F2J), foi marcada pelo  encerramento das atividades do Laboratório de Liderança (LabLíder), que foi desenvolvida pelo Núcleo de  Pós-Graduação Extensão da instituição. O projeto que apresentou metodologias ativas durante os quatros encontros, estimulou conceitos de liderança, empreendedorismo, responsabilidade social, criatividade, inovação e as competências emocionais de cada participante.

Estiveram presentes no último encontro do laboratório, os professores do curso de administração da F2J, Ivan Gargur, falando sobre a importância da Liderança, Retórica e Economia, e Daniel Medeiros, abordando  Liderança, Delegação e Confiança, com a presença da empresaria e barista, Selma Lemos e de Lara Azeredo, estudante de Publicidade e Propaganda.

Para o professor Gargur, que de forma expositiva falou um pouco das suas experiências profissionais, a retórica é conceito essencial para o líder que enfrenta dificuldades no novo mundo moderno. “Estamos no século, XXI, e o papel do líder hoje é diferente daquele de décadas atrás, não é só a questão de conhecer a norma, técnica, mais sim de ter empatia e engajar o discurso da retórica para o seu liderado”, comentou Gargur.

O professor do curso de Administração da F2J, Ivan Gargur, falou sobre o poder da retórica e oratória para a formação de um novo líder.

O professor Daniel Medeiros, que em sua participação aplicou o conceito do World Café, junto com a Selma Lemos e Lara Azeredo, discutiu a liderança e o que é delegar as pessoas, além de falar como  é possível transmitir as responsabilidades. “Executar os conceitos do World Café que é um recurso corporativo e usado em grandes organizações, foi extremamente válido para o desenvolvimento dos participantes, porque permitiu que cada um registrasse suas vivencias gerando ideias”, relatou.

O professor Daniel Medeiros apresentou a metodologia do World Café para compartilhamento de conhecimento dos participantes.

De acordo com a barista Selma Lemos, o café tem o poder de reunir as pessoas e levar a transformação do conhecimento. “Eu me senti honrada e agradecida por compartilhar um pouco da minha experiência de vida no Lablíder. Os participantes desse último encontro saíram cheios de projetos para serem colocados em prática” disse.

Selma Lemos é proprietária do Ravel Café e trouxe um pouco da bagagem profissional na apresentação conjunta com o professor Daniel Medeiros.

Experiência

O Coordenador do Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da F2J, Efson Lima, reforçou que o LabLíder possibilitou a junção de estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas da comunidade externa. “Os professores dos cursos de graduação da instituição participaram na construção do evento com atividades dinâmicas e ativas, possibilitando novas formas de projetos para serem experimentados” explicou o coordenador.

Para Teresa Barbosa, participante do LabLíder, foi uma oportunidade de rever muitos aspectos do lado pessoal e profissional. “As pessoas que palestraram nas atividades trouxeram conteúdos riquíssimos, junto com um corpo docente aplicado na construção dos temas, que permitiu vivenciar quatro sábados intensos e de muita integração”, disse.

Confira mais fotos do evento abaixo:

Send this to a friend