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CPA – Comissão Própria de Avaliação

 Informativo CPA

O Informativo CPA é uma das ações da Comissão Própria de Avaliação – CPA, da Faculdade 2 de Julho e tem como objetivo principal a divulgação das atividades do processo de Avaliação Institucional, tornando transparente os seus resultados, bem como a implementação deles decorrentes.

A CPA, ao viabilizar através de variados meios de divulgação os resultados das avaliações realizadas semestralmente, pretende dar um passo na direção do desenvolvimento e fortalecimento da cultura da avaliação institucional.

Com este informativo, a F2J demonstra a importância que é dada ao processo avaliativo. A periodicidade deste informativo é semestral, e está aberto às contribuições específicas da toda a comunidade acadêmica.

O que é a Comissão Própria de Avaliação – CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), instituída a partir da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e constituída pelo dirigente máximo da faculdade e tem como atribuição conduzir os “processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP”.  Isso significa que a CPA deve coordenar todas as atividades referentes ao processo de avaliação interna da Faculdade 2 de Julho, obedecendo as orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação – SINAES.

Qual o objetivo do SINAES?

De acordo com o § 1 º do Art. 1º da Lei 10.861/2004, o SINAES tem por finalidades:

  • A melhoria da qualidade da educação superior,
  • A orientação da expansão da sua oferta,
  • O aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, […]
  • “A promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional”.

O SINAES contempla os seguintes processos de avaliação:

  1. avaliação interna das instituições de educação superior (realizada pela CPA de cada instituição);
  2. avaliação externa das instituições de educação superior (realizada por comissão designada pelo INEP/MEC);
  3. avaliação dos cursos de graduação (realizada por comissão designada pelo INEP/MEC); e
  4. avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes de cursos de graduação” (ENADE).

Objetivos da CPA

A CPA tem como objetivo coordenar todo o processo de autoavaliação, a fim de possibilitar o autoconhecimento da instituição, identificar as suas potencialidades e fragilidades e propor ações de melhoria, visando a qualidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e da gestão. Os resultados desse trabalho devem contribuir para a elaboração/atualização do Planejamento Estratégico da instituição, que deverá nortear as suas ações. Todos os anos os relatórios produzidos pela CPA são postados no Sistema e-MEC.

História e atuação da CPA na Faculdade 2 de Julho

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi constituída em 2004, após a publicação da Lei 10.861, e permanece atuante, num processo de melhoria contínua, inclusive com base no próprio processo de autoavaliação, que coordena.

Além da avaliação interna, que compreende desde a avaliação do planejamento, passando pelo desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão, e infraestrutura física.

A CPA também realiza duas avaliações docente/discente (uma a cada semestre), que também são conduzidas pela CPA.

Em de 8 de março de 2014, através da Portaria nº 08/14, a IES designou a Comissão, atendendo aos critérios estabelecidos em seu Regulamento. E, em 2019 foram eleitos novos membros.

O desenvolvimento (anual) do Projeto de Autoavaliação pela CPA contempla as seguintes etapas:

  1. Elaboração do Projeto.
  2. Sensibilização da comunidade acadêmica.
  3. Elaboração dos instrumentos de coleta.
  4. Aplicação dos questionários, realização de entrevistas e recebimento de relatórios.
  5. Análise das informações coletadas na etapa anterior.
  6. Elaboração dos relatórios.
  7. Divulgação dos resultados da autoavaliação e obtenção de sugestões de melhorias.
  8. Meta-avaliação.

Integrantes da CPA

Atendendo ao inciso I do Art. 11 da Lei 10.861/2004, que afirma que deve ser “assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos”.

A CPA da F2J é assim formada:

  • Maria Célia Silva Santos: Presidente da Comissão.
  • Maria das Graças Neves de Sousa: Representante Docente
  • Marcus Vinícius Couto Rodrigues: Representante Docente;
  • Adriana Santana da Silva Santos: Representante Discente;
  • Erem Carla Santos São Pedro: Representante Discente;
  • Cláudia Maria Conceição Santos: Representante técnico administrativo;
  • Rosália Silva Bonfim Filha Representante técnico administrativo;
  • Patrícia Silva: Representante da Sociedade Civil Organizada.

O que é avaliado?

De acordo com o Art. 3º da Lei 10.861/2004, para avaliar “atividades, cursos, programas, projetos e setores”, a fim de as IES identificarem o seu “perfil e o significado de sua atuação”, devem ser consideradas dez dimensões institucionais. A partir de 2014 o instrumento de avaliação foi organizado em “cinco eixos, contemplando as dez dimensões do SINAES” e também inserida uma inovação – o Relato Institucional -, conforme apresentado a seguir:

Eixos Dimensões  do SINAES
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional D 8 – Planejamento e Avaliação
Relato Institucional
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional D 1 – Missão e PDI
D 3 – Responsabilidade Social da Instituição
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas D 2 – Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
D 4 – Comunicação com a Sociedade
D 9 – Política de Atendimento aos Discentes
Eixo 4 – Políticas de Gestão D 5 – Políticas de Pessoal
D 6 – Organização e Gestão da Instituição
D 10 – Sustentabilidade Financeira
Eixo 5 – Infraestrutura Física D 7 – Infraestrutura Física

Principais Ações de Melhorias Implementadas em 2018:

Algumas melhorias administrativas e acadêmicas

  • Realocação da estrutura para atendimento dos professores;
  • Reestruturação da Pós-graduação e criação do Núcleo de pesquisa e extensão com espaço físico próprio;
  • Contratação de um administrador, para melhor controle de materiais;
  • Desenvolvimento do projeto para Acolhimento ao Calouro;
  • Revisão dos Projetos Pedagógicos de Direito e Propaganda e Marketing; e
  • Realização da Conferência Jaime Wright sob o tema: “Sociedade, Diversidade e Preconceito”.
  • Reativação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NINA), com a absorção do Núcleo Psicopedagógico.
  • Criação e Implantação do Núcleo de Supervisão e Acompanhamento de Estágios;
  • Manutenção do convênio F2J/CEJAS.
  • Aquisição de Jogos de Empresas, para integração teoria/prática.
  • Maior integração do ensino com as atividades de extensão: palestras, exposições, concursos, seminários, workshops, visitas técnicas etc.
  • Oferta de novos cursos livres e de pós-graduação.
  • Participação no outubro rosa e novembro azul
  • Jornada Pedagógica contemplando o tema Metodologias Ativas
  • Realização do 1º Festival Audiovisual Conde dos Arcos: Melhor Produção Audiovisual (atividade que articula ensino, pesquisa e extensão)
  • Realização da 1ª edição do Programa “Diálogos”: lançamento com o Jornalista Pedro Canísio, ex-aluno da F2J.
  • Implantação, do Laboratório de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação – LABECI.
  • Criação e lançamento do Boletim Informativo da Fundação 2 de Julho (edição mensal).
  • Atualização do Regimento Interno e alguns regulamentos.                          .
  • Implantação do Laboratório de Fotografia
  • Aquisição de novos aparelhos de ar condicionado e projetores multimídia.
  • Construção de novo sanitário com acessibilidade (ao lado do Backer)
  • Reforma do Ginásio de Esportes
  • Reativação da piscina, com melhorias

Algumas melhorias no atendimento ao estudante

  • Manutenção das bolsas da F2J
  • Consolidação do Programa de recepção ao estudante calouro
  • Implantação do Programa de Relacionamento do Egresso

Link para Documentos:

Fale Conosco

Caso tenha interesse em entrar em contato com a CPA, envie um e-mail para: cpa @f2j.edu.br, ou ligue para: Telefone: (71) 3114-3422.

Informativo CPA 2019.1

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