O Informativo CPA é uma das ações da Comissão Própria de Avaliação – CPA, da Faculdade 2 de Julho e tem como objetivo principal a divulgação das atividades do processo de Avaliação Institucional, tornando transparente os seus resultados, bem como a implementação deles decorrentes.
A CPA, ao viabilizar através de variados meios de divulgação os resultados das avaliações realizadas semestralmente, pretende dar um passo na direção do desenvolvimento e fortalecimento da cultura da avaliação institucional.
Com este informativo, a F2J demonstra a importância que é dada ao processo avaliativo. A periodicidade deste informativo é semestral, e está aberto às contribuições específicas da toda a comunidade acadêmica.
O que é a Comissão Própria de Avaliação – CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), instituída a partir da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e constituída pelo dirigente máximo da faculdade e tem como atribuição conduzir os “processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP”. Isso significa que a CPA deve coordenar todas as atividades referentes ao processo de avaliação interna da Faculdade 2 de Julho, obedecendo as orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação – SINAES.
Qual o objetivo do SINAES?
De acordo com o § 1 º do Art. 1º da Lei 10.861/2004, o SINAES tem por finalidades:
A melhoria da qualidade da educação superior,
A orientação da expansão da sua oferta,
O aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, […]
“A promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional”.
O SINAES contempla os seguintes processos de avaliação:
avaliação interna das instituições de educação superior (realizada pela CPA de cada instituição);
avaliação externa das instituições de educação superior (realizada por comissão designada pelo INEP/MEC);
avaliação dos cursos de graduação (realizada por comissão designada pelo INEP/MEC); e
avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes de cursos de graduação” (ENADE).
Objetivos da CPA
A CPA tem como objetivo coordenar todo o processo de autoavaliação, a fim de possibilitar o autoconhecimento da instituição, identificar as suas potencialidades e fragilidades e propor ações de melhoria, visando a qualidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e da gestão. Os resultados desse trabalho devem contribuir para a elaboração/atualização do Planejamento Estratégico da instituição, que deverá nortear as suas ações. Todos os anos os relatórios produzidos pela CPA são postados no Sistema e-MEC.
História e atuação da CPA na Faculdade 2 de Julho
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi constituída em 2004, após a publicação da Lei 10.861, e permanece atuante, num processo de melhoria contínua, inclusive com base no próprio processo de autoavaliação, que coordena.
Além da avaliação interna, que compreende desde a avaliação do planejamento, passando pelo desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão, e infraestrutura física.
A CPA também realiza duas avaliações docente/discente (uma a cada semestre), que também são conduzidas pela CPA.
Em de 8 de março de 2014, através da Portaria nº 08/14, a IES designou a Comissão, atendendo aos critérios estabelecidos em seu Regulamento. E, em 2019 foram eleitos novos membros.
O desenvolvimento (anual) do Projeto de Autoavaliação pela CPA contempla as seguintes etapas:
Elaboração do Projeto.
Sensibilização da comunidade acadêmica.
Elaboração dos instrumentos de coleta.
Aplicação dos questionários, realização de entrevistas e recebimento de relatórios.
Análise das informações coletadas na etapa anterior.
Elaboração dos relatórios.
Divulgação dos resultados da autoavaliação e obtenção de sugestões de melhorias.
Meta-avaliação.
Integrantes da CPA
Atendendo ao inciso I do Art. 11 da Lei 10.861/2004, que afirma que deve ser “assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos”.
A CPA da F2J é assim formada:
Maria Célia Silva Santos: Presidente da Comissão.
Maria das Graças Neves de Sousa: Representante Docente
Marcus Vinícius Couto Rodrigues: Representante Docente;
Adriana Santana da Silva Santos: Representante Discente;
Erem Carla Santos São Pedro: Representante Discente;
Cláudia Maria Conceição Santos: Representante técnico administrativo;
Patrícia Silva: Representante da Sociedade Civil Organizada.
O que é avaliado?
De acordo com o Art. 3º da Lei 10.861/2004, para avaliar “atividades, cursos, programas, projetos e setores”, a fim de as IES identificarem o seu “perfil e o significado de sua atuação”, devem ser consideradas dez dimensões institucionais. A partir de 2014 o instrumento de avaliação foi organizado em “cinco eixos, contemplando as dez dimensões do SINAES” e também inserida uma inovação – o Relato Institucional -, conforme apresentado a seguir:
Eixos
Dimensões do SINAES
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
D 8 – Planejamento e Avaliação Relato Institucional
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional
D 1 – Missão e PDI D 3 – Responsabilidade Social da Instituição
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas
D 2 – Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão D 4 – Comunicação com a Sociedade D 9 – Política de Atendimento aos Discentes
Eixo 4 – Políticas de Gestão
D 5 – Políticas de Pessoal D 6 – Organização e Gestão da Instituição D 10 – Sustentabilidade Financeira
Eixo 5 – Infraestrutura Física
D 7 – Infraestrutura Física
Principais Ações de Melhorias Implementadas em 2018:
Algumas melhorias administrativas e acadêmicas
Realocação da estrutura para atendimento dos professores;
Reestruturação da Pós-graduação e criação do Núcleo de pesquisa e extensão com espaço físico próprio;
Contratação de um administrador, para melhor controle de materiais;
Desenvolvimento do projeto para Acolhimento ao Calouro;
Revisão dos Projetos Pedagógicos de Direito e Propaganda e Marketing; e
Realização da Conferência Jaime Wright sob o tema: “Sociedade, Diversidade e Preconceito”.
Reativação do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NINA), com a absorção do Núcleo Psicopedagógico.
Criação e Implantação do Núcleo de Supervisão e Acompanhamento de Estágios;
Manutenção do convênio F2J/CEJAS.
Aquisição de Jogos de Empresas, para integração teoria/prática.
Maior integração do ensino com as atividades de extensão: palestras, exposições, concursos, seminários, workshops, visitas técnicas etc.
Oferta de novos cursos livres e de pós-graduação.
Participação no outubro rosa e novembro azul
Jornada Pedagógica contemplando o tema Metodologias Ativas
Realização do 1º Festival Audiovisual Conde dos Arcos: Melhor Produção Audiovisual (atividade que articula ensino, pesquisa e extensão)
Realização da 1ª edição do Programa “Diálogos”: lançamento com o Jornalista Pedro Canísio, ex-aluno da F2J.
Implantação, do Laboratório de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação – LABECI.
Criação e lançamento do Boletim Informativo da Fundação 2 de Julho (edição mensal).
Atualização do Regimento Interno e alguns regulamentos. .
Implantação do Laboratório de Fotografia
Aquisição de novos aparelhos de ar condicionado e projetores multimídia.
Construção de novo sanitário com acessibilidade (ao lado do Backer)
Reforma do Ginásio de Esportes
Reativação da piscina, com melhorias
Algumas melhorias no atendimento ao estudante
Manutenção das bolsas da F2J
Consolidação do Programa de recepção ao estudante calouro
Implantação do Programa de Relacionamento do Egresso
Principais Ações de Melhorias Implementadas em 2019:
Algumas melhorias administrativas e acadêmicas
Acordo firmado com a empresa TOTVS e a Fundação 2 de Julho para substituição do software de gestão integrado.
Aquisição da Biblioteca Virtual – “Minha Biblioteca”;
Mudança no Layout da sala dos professores;
Participação no Prêmio Creative Hubs Academy (São Paulo) – para o LABECI – para empreendedores criativos e sociais;
Realização do Dia D da Responsabilidade Social sob responsabilidade do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NINA);
Manutenção do convênio F2J/CEJAS.
Incentivo às ações conjuntas de ensino com as atividades de extensão: palestras, exposições, concursos, seminários, workshops, visitas técnicas etc.
Oferta de novos cursos extensão e de pós-graduação nas áreas de, Direito, Jornalismo e PMK;
Jornada Interdisciplinar realizada no primeiro e no segundo semestres letivos contemplando os temas com foco nas Metodologias Ativas, como “ Os desafios da Educação 4.0 e o Ensino Superior” (2019.1) e Utilização da Sala de Aula Rotacionada, como uma das estratégias para dinamizar o ensino e favorecer a aprendizagem no Ensino Superior” (2019.2);
Realização da 2ª edição do Programa “Diálogos”: lançamento com Gabriel Foppel sobre os Fundamentos do Direito.
Atualização do Regimento Interno e alguns regulamentos;
Pintura e arborização dos corredores do Backer.
Congresso em memória dos 40 anos da Anistia – sediado pela Faculdade 2 de Julho, contou com a exibição do filme PSW, uma crônica subversiva, que conta a história do militante Paulo Stuart Wright
Evento: Dialogando: raça, gênero e classe na mídia, encerrou atividade do segundo semestre para estudantes da turma de Estudos da Realidade Brasileira
Algumas melhorias no atendimento ao estudante
Consolidação do Programa de recepção ao estudante calouro;
Implantação do Programa de Relacionamento do Egressos;
Aquisição do Seguro de Proteção Escoalre Permanente (PEPER), para Docentes e Discentes e Corpo Técnico-administrativo;
Revitalização da Revista Independência;
Incremento nos Cursos de Extensão;
# PraCegoVer – Uso da Hasteg de Acessibilidade Comunicacional no site institucional;
Parceria com a Universidade de Coimbra para cursos de extensão;
FDJ com Cultura – evento Cultural que incentiva as manifestações artísiticas e culturais dos estudantes (Projeto coordenado pela Pós-Graduação);
Curso de Formaçãod e Jovens Pesquisadores – voltado para estudantes da graduação e da Pós-Graduação, visando incentivar a Iniciação Científica.
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