Fundação 2 de Julho realiza Congresso sobre Anistia com Grupo Tortura Nunca Mais

Evento pretende reunir pessoas para comemorar os 40 anos de anistia no Brasil e debater sobre o Estado Democrático de Direito [...]

A Fundação 2 de Julho, em parceria com o Grupo Tortura Nunca Mais na Bahia (GTNM-Ba), realizará o II Congresso Nacional da Anistia: 40 anos de luta em tempo de negação histórica, durante todo o dia 21 de novembro. O evento acontecerá nos prédios da fundação, localizados na Avenida Leovigildo Filgueiras, n° 81, no bairro do Garcia, em Salvador. O evento também conta com apoio de entidades democráticas.

Inscreva-se para o evento de forma gratuita clicando aqui.

Entre as atividades realizadas está uma mesa de debates que mostrará a amplitude da frente que defende o Estado Democrático de Direito. O congresso prosseguirá até a noite, com exibição de livros, documentários, música e performances. Além disso, a Fundação 2 de Julho aproveita para relembrar a memória de Paulo Wrigth, um dos desaparecidos durante a Ditadura Militar. Paulo era irmão do pastor presbiteriano, Jaime Wrigth, que ficou conhecido por defender os direitos humanos no Brasil.

O evento

O II Congresso Nacional da Anistia tem a intenção de reativar a memória, apresentar a verdade e defender que a justiça seja feita na história. A parceria da Fundação 2 de Julho com a GTNM-Ba também visa comemorar os 40 anos da Anistia no Brasil, relembrando que 1979 foi marcado pelos movimentos de anistia e direitos humanos, da anistia incompleta e a continuidade da luta. Os interessados no evento podem se inscrever através deste link.

Na ocasião, serão debatidos temas como justiça de transição, impunidade dos agentes do Estado que praticaram crimes de lesa humanidade, além de discutir o posicionamento sobre as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a Ditadura Militar no Brasil. Também é objetivo do encontro debater medidas cabíveis contra a desfiguração da Comissão de Anistia e da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos onde representantes estão sendo destituídos.

Serviço

Confira a programação completa:

Send this to a friend