Fundação 2 de Julho realiza 1ª Jornada de Estudos Jurídicos Professor Josaphat Marinho

O evento será realizado através do canal da Fundação no YouTube e contará com a presença especial do Dr. Archimedes Pedreira Franco [...]

A Fundação 2 de Julho, instituição mantenedora da Faculdade 2 de Julho (F2J) e do Colégio 2 de Julho (C2J), realizará no dia 28 de abril (quarta-feira), a 1ª Jornada de Estudos Jurídicos Professor Josaphat Marinho. A iniciativa terá o formato virtual, devido a pandemia da Covid-19, através do canal da Fundação no Youtube durante os períodos matutino e vespertino, com início previsto para 8h (manhã) e 19h (noite).

A abertura dos dois momentos será realizada pelo diretor geral da instituição, Marcos Baruch Portela e a apresentação estará sob a responsabilidade da Professora Ana Angélica Marinho, coordenadora do Memorial Josaphat Marinho e o professor Paulo Mascarenhas, Coordenador do Curso de Direito da Fundação. O evento será inaugural, realizado em honra da memória e do legado teórico de Josaphat Marinho, grande jurista e político baiano, que passará a integrar o calendário acadêmico da Faculdade 2 de Julho.

A primeira edição da Jornada de Estudos Jurídicos Professor Josaphat Marinho receberá grandes nomes da política nacional e do direito. Na manhã, os palestrantes serão ex senador da república Roberto Requião e terá o jurista Danilo Vilela como debatedor. Ainda no primeiro turno, será exibido o depoimento do Dr. Paulo Roberto Bastos Furtado. À noite, os palestrantes serão dois dos mais importantes nomes do constitucionalismo brasileiro: Dr. Clémerson Merlin Cléve e o ex Ministro do STF Sepúlveda Pertence. Além de todos os palestrantes, a jornada contará com o convidado especial Dr. Archimedes Pedreira Franco.

Os participantes abordarão aspectos do tema “Crise da democracia e instrumentalização do poder judiciário no Brasil”. Segundo a professora e coordenadora do Memorial Josaphat Marinho, Ana Angélica Marinho, o tema escolhido pretende despertar as novas gerações de estudantes de Direito para temas jurídicos da atualidade, além de destacar a rica biografia do professor Josaphat, com sua relevância como homem público num período crucial da história recente brasileira. “Com esse debate, a Fundação cumpre importante papel de resgate da nossa memória cultural, uma vez que é sua responsabilidade a conseração do memorial do ex senador”, concluiu.

O professor Paulo Mascarenhas destaca a importância dos nomes que estarão presentes no evento. “O ex-Senador da República, Dr. Roberto Requião, respeitado no seu estado natal e em todo país, por suas posições e convicções na defesa da coisa pública estará presente, além de outros grandes juristas brasileiros, o ex-Procurador Geral da República, ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, e advogados. Um evento único que homenageia o grande o Dr. Josaphat Marinho. A F2J sente-se muito honrada e agradecida pela participação de todos”, destaca.

O memorial Josaphat Marinho, preservado pela Fundação 2 de Julho, é um espaço destinado à conservação do  acervo de 7.500 exemplares das diversas áreas do conhecimento, além de aproximadamente 25 mil documentos, entre recortes de jornais, correspondências e discursos, sobre direitos humanos e política brasileira. O local foi inaugurado 28 de outubro de 2008, além de todos os exemplares e documentos, o memorial conta também com móveis e objetos pessoais pertencentes ao jurista e senador da República, Josaphat Marinho.

A Jornada de Estudos Jurídicos Professor Josaphat Marinho será aberta ao público. Para os Interessados as inscrições são gratuitas e estão disponíveis na plataforma Sympla.

CONFIRA O PERFIL DOS PARTICIPANTES PARA O DEBATE

Dr. Archimedes Pedreira Franco –  Advogado, vereador e deputado estadual pela Bahia, ex superintendente do Procon-Ba.

Roberto Requião –   Ex senador e governador do Estado do Paraná, ex prefeito de Curitiba, advogado, jornalista e urbanista.

Danilo Vieira Vilela – Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), doutor em Direito pela Universidade Prestiberiana Mackenzie, mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), professor na Escola de Direito e no Jusplay.

Dr. Paulo Roberto Bastos Furtado –  Desembargador pelo Estado da Bahia, Ministro convocado do STJ, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, professor da Universidade Federal da Bahia, professor da Universidade Católica do Salvador, mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Membro da Academia de Letras da Bahia.

Clémerson Merlin Cléve – Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade Federal do Paraná, Professor Titular de Direito Constitucional do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), pós-graduado em Direito Público pela Público pela Université Catholique de Louvain – Bélgica, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, advogado e consultor em Direito Público.

José Paulo Sepúlveda Pertence – Ex Ministro do STF e do Tribunal Superior Eleitoral, Ex Procurador Geral da República, Advogado.

SERVIÇO:

Evento: 1ª Jornada de Estudos Jurídicos Professor Josaphat Marinho.

Data: 28 de abril (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Canal do Youtube da Fundação 2 de Julho 8h – Clique aqui – 19h – Clique aqui –

Inscrições: Sympla – Clique aqui –