Ocorreu nos dias 27 e 28 de Julho o XXIV Painel Pedagógico da Faculdade 2 de Julho, evento que reconhece a importância e investe na formação do professor.
O evento propôs discutir como o docente pode alinhar novas metodologias e aprendizagens em sala de aula. Além da participação do diretor geral Marcos Baruch, da diretora acadêmica Leda Lessa e professores da instituição, as palestras foram ministradas por Anaci Bispo Paim, Dra. Cinzia Barreto e Dr. Jener Pitombo.
A Professora e consultora educacional convidada, Anaci Bispo, palestrou sobre “As variações da prática pedagógica no contexto atual”.
Em sua explanação destacou a complexidade diante da visão dicotômica existente no senso comum que vê o aluno como obediente e o professor como o “dono do saber”. Segundo ela, esta primeira renúncia de posicionamento é o primeiro passo para pensar em avanços metodológicos. Ressaltou a importância da percepção da Faculdade em investir na formação docente como uma ação permanente, processual, complexa e interdisciplinar.
Com grande experiência em docência no ensino superior reitera que para além, das novas tecnologias educacionais o papel diferencial do educador continua sendo o mesmo: “Transformar informação em conhecimento, através do pensar”.
Em seguida a advogada, Cinzia Barreto, que integra a comissão de proteção aos direitos da Mulher da OAB/BA discutiu sobre “A educação do Direito frente aos desafios da atualidade”.
Aprofundou sobre os significados do ensino, avaliando os contextos locais de cada realidade. Os métodos de avaliação segundo a advogada, necessitam ser permanentemente revistos destacando o papel do colegiado e do núcleo docente estruturante (NDE) nesse processo.
O gerente da Universidade Corporativa da Embasa, Jener Pitombo, palestrou sobre as “Premissas para a construção do Modelo de Excelência na Gestão da Educação”.
Diante do novo contexto em que alunos “não são mais os mesmos” o gestor iniciou sua fala a partir da provocação: Confrontar? Fugir? Ou adaptar? Explanou sobre a necessidade de mudança, de adaptação as novas realidades, respeitando os hibridismos e como a teoria do caos pode servir para interpretar sistemas dinâmicos complexos.
Na dialética entre teoria e prática exaltou a necessidade de entender os papéis do estudante, do professor, dos pais, da escola, do Estado e da sociedade atuando sempre como forças necessárias para a formação individual e coletiva do indivíduo.
No segundo dia de formação, os coordenadores dos Cursos de Direito, Administração, Jornalismo e Propaganda e Marketing reuniram-se com os professores dos respectivos cursos para partilharem as experiências metodológicas que já estão sendo usadas em sala de aula pela Faculdade 2 de Julho.
O encontro resultou em trocas docentes essenciais à multidisciplinaridade e a formação do professor.
Deixe um comentário