A Faculdade 2 de Julho (F2J) realiza o evento O discurso midiático e as questões raciais e de gênero no dia 25 de maio, às 19h, no Instagram da F2J. O evento é uma realização da turma de Jornalismo e cultura Brasileira, do período noturno, ministrada pela professora Helen Campos. A palestra será gratuita e aberta ao público.
O objetivo do evento é levar ao público pautas e reflexões a respeito das questões do discurso midiático e das questões raciais e de gênero. A live contará com as participações da Bruna Rocha, jornalista, pesquisadora e ativista e do ator e professor Leno Sacramento. Alan Robert aluno do curso será o mediador.
Para a professora Helen Campos é importante refletir sobre as diversas narrativas midiáticas, inclusive artísticas, discutindo como criam, tencionam ou reforçam sentidos que muitas vezes são preconceituosos ou legitimam uma cultura que ora afirma uma inexistente democracia racial no Brasil e ora ratifica uma estrutura cultural que mantem uma lógica colonial e racista.
Ainda segundo a professora, essa aparente contradição ocorre uma vez que a comunicação está inserida nos sistemas culturais que no caso do Brasil é um país que se constitui sob uma lógica colonialista que organiza as relações sociais hierarquizando racialmente, sotaques, religiões, modo de se vestir, tipos físicos, opções sexuais, cor da pele e outros marcadores sociais da diferença.
Bruna Rocha, uma das convidadas, ela explica que é urgente conectar o dia a dia dos estudantes e profissionais de comunicação a pautas como direitos humanos, combate ao racismo, machismo e LGBTfobia. “É fundamental pensar a democratização da comunicação de maneira articulada a luta por direitos e igualdade. Acho muito importante a iniciativa da faculdade 2 de julho e valorizo o trabalho da professora Helen. É propício promover essa interlocução entre os ativismos, a sociedade civil e o que está sendo produzido na academia no âmbito dos estudos da comunicação”, pontua.
Para Leno Sacramento, ator e um dos palestrantes do seminário, é sempre bom falar sobre gênero e racismo. “Nunca será demais enquanto o racismo não acabar. Temos que falar sim! Esse combate tem que ser intenso e diário. Estou muito feliz em está participando. A minha expectativa para esse evento é a melhor possível, espero que eu faça valer a pena com minhas palavras nesse encontro”, afirmou em tom descontraído.
SERVIÇO:
Evento: O discurso midiático e as questões raciais e de gênero.
Data: 25 de maio de 2021.
Horário: 19h.
Local: Instagram da F2J.
Deixe um comentário