fbpx

F2J promove 10ª edição do Curso para Jovens Pesquisadores

Inscrições prorrogadas até o dia 02 de outubro, [...]

 O Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade 2 de Julho (F2J), abre as inscrições para o Curso de Formação de Jovens.  As matrículas deverão ser feitas através da plataforma Sympla e estarão disponíveis até o dia 02 de outubro.

A iniciativa tem como objetivo ofertar formação científica e tecnológica para estudantes de graduação e pós-graduação da instituição e também público externo de forma gratuita. O curso é destinado aos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação que apresentem interesse na formação cientifica e tecnológica. A responsável pelo projeto é a professora Zoraia Assunção.

Os estudantes serão certificados com carga horária destinada ao cumprimento das Atividades Complementares Curriculares no total de 60 horas correspondentes à Iniciação Científica, caso tenham participado de no mínimo 80% das ações previstas no curso.

Para a professora Zoraia Assunção, o curso promove uma formação para resoluções de problemas. “Diante uma problemática há várias situações problemas a serem observadas. Neste curso se aprende a focar numa resolução de um problema, cada situação por vez. Para isto, é preciso desenvolver habilidades de planejamento, de organização, de organização do tempo para estudar os teóricos da área de investimento, da pesquisa para conhecer o contexto cultural inserido, realizar a coleta de dados e informações sobre a situação problema, realizar a análise e interpretação desses dados, e apresentar resultados para resolução da situação problema”, afirmou.

Ainda segundo a professora, formar profissionais que atuam para propor resoluções de situações problemas.”  Uma pesquisa que possa ter abrangência nessa solução poderá até influenciar políticas públicas para contemplar a melhoria de vida da comunidade. No qual a situação problema foi analisada, como também ser replicada em outros locais, quando a situação for recorrente da mesma situação problema, ou pelo menos ilustrar resoluções para o problema”, completou.

Atualmente o agrupamento multidisciplinar possui parcerias com grupos de pesquisas de Instituições Nacionais, como a UFMA e UFBA. Além de contar com Docentes, Filósofos e convidados especiais que enriquecem as discussões temáticas.

Os interessados terão que disponibilizar 3 horas semanais dedicadas às atividades do grupo de pesquisa. Para se inscrever, é necessário acessar um formulário online, disponível no Sympla. Para realizar sua inscrição CLIQUE AQUI.

Maiores informações poderão ser obtidas através dos e-mails: posgrad[email protected] para falar com o Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, e [email protected], orientadora do Projeto.

Para conferir o edital completo clique aqui.

Send this to a friend