F2J discute etnicidade no jornalismo baiano

Evento foi realizado pela turma noturna de Assessoria de Comunicação do curso de Jornalismo da Instituição [...]

Aconteceu na última segunda-feira, 20, na Faculdade 2 de Julho (F2J), a palestra O negro no jornalismo soteropolitano, organizada pelos alunos do curso de Jornalismo, do turno noturno da instituição. O evento contou com a participação dos jornalistas Tarsilla Alvarindo, da TV Itapoan, Vanderson Nascimento e Tiago Reis, ambos da TV Bahia, no auditório Capela.

Debate destacou a representatividade negra na prática do jornalismo

Para a coordenadora dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Propaganda e Marketing), professora Camila Botto, que ministra a matéria ” Assessoria de Comunicação”, a atividade deu aos alunos a oportunidade de exercitar todas as fases de produção de um evento. Além disso, de acordo com a professora, eles puderam compreender que as atribuições de uma assessoria de comunicação vão além do relacionamento com profissionais de mídia.

 “Orientei apenas que escolhessem o tema para, em seguida, selecionarem os convidados para adequação ao debate. Como a maioria dos alunos na faculdade são negros, achei interessante vivenciarem este tema. Foi inovador”, disse a coordenadora.

Treinamento

O trabalho mobilizou toda a turma do curso noturno de jornalismo. O aluno Luan Ângelo relatou que todos tiveram participação ativa antes e durante o processo de execução. Para Felipe Bandeira, também aluno, a maior dificuldade foi na seleção dos convidados, pela diversidade das opções de jornalistas talentosos.     

A convidada Tarsilla Alvarindo frisou a importância dos discentes aproveitarem as vagas nas TVs institucionais, pois produzem excelentes conteúdos e apresentam um jornalismo de qualidade, sem a preocupação com o lado estético e de gênero. “Para mim, representar uma infinidade de meninas que ainda não tiveram oportunidade é de extrema importância. Representatividade é fundamental”, completa.   

Tarsilla Alvarindo se emocionou com a iniciativa dos
estudantes de jornalismo da instituição

“Em qualquer mercado o racismo é muito forte, presente e determinante no que a gente quer ser. Não nos limita porque somos fortes, mas as barreiras são enormes e cada passo deve ser comemorado como uma vitória. Um evento como este já é uma conquista”, destacou um dos palestrantes, Vanderson Nascimento.

Vanderson Nascimento foi um dos jornalistas
convidados para o evento

Tiago Reis agradeceu o canal com a F2J, instituição da qual é egresso e falou sobre o negro já assumir um papel de protagonista, conseguindo ser visto e lembrado como um bom jornalista.

Tiago Reis abordou, na palestra, a sua atuação
na produção esportiva na tv

Confira abaixo mais fotos do evento

Send this to a friend