F2J comemora o sucesso da live Abre Aulas “Atentos e Fortes em busca da Independência”

A live fez parte dos eventos que abriram o semestre e marcaram o início do calendário acadêmico. [...]

Na última quarta-feira (17), o evento Abre Aulas animou a Quarta de Cinzas dos estudantes, que não puderam curtir o carnaval, mas tiveram acesso a uma live sobre a cultura empreendedora na profissão. A atividade contou com as participações do vereador e ex-secretário André Fraga; a empreendedora Social Karine Oliveira; o criador do Vale do Dendê Paulo Rogério Nunes; o jornalista e co-criador do AfroSaúde Igor Leonardo; a representante do Sebrae Bahia Mariana Ferreira e o advogado Victor Prata.

Por conta das medidas sanitárias de combate a COVID-19, o evento foi realizado através da plataforma Microsoft Teams, cada um em sua casa, e foi transmitido ao vivo pelo Youtube.
O Abre Aulas contou também com a apresentação do Coral Ecumênico, sob a regência do maestro Ângelo Rafael. “Fazer essas participações permitem juntar a fome com a vontade de comer. Foram 11 meses sem cantar juntos, somente com ensaios remotos que não possibilitavam a interação. O pensamento era: será que vai dar certo? Para nossa felicidade, ficou ótimo, apesar que tinham algumas coisas para se consertar,” brincou o maestro.

Na ocasião, Ângelo Rafael abordou a parceria do Coral Ecumênico da Bahia(CEEB) com a Faculdade 2 de Julho. “Começamos a trabalhar juntos em 2016, quando a direção era do Pastor Djalma. A relação com a Fundação se estreitou, começamos os ensaios em uma sala, o coral foi crescendo, a sala tornou-se pequena e precisamos de um espaço maior. Hoje, temos 54 coralistas, com mais 7 pessoas da equipe técnica, os ensaios acontecem no auditório”, relembrou.

O maestro ressaltou a experiência de 2019, quando foi realizada a primeira participação na aula inaugural. “A experiência foi muito positiva e, a partir desse evento, a parceria passou a ser mais efetiva na prática”, contou.

Com exclusividade, o Maestro Ângelo Rafael abordou a proposta de que a parceria vá além e também se estabeleça na forma de implantação do coral universitário e da oferta de um curso de extensão na música. “Estamos pensando em implantar atividades artísticas na F2J, será um coral universitário da Faculdade 2 de Julho. Alunos, funcionários e professores todos cantando juntos. Nesse momento todo mundo é coralista. Que venham novos projetos!”, finalizou.

Os convidados da mesa redonda deram um show de conteúdo, abordando os diversos aspectos que envolvem a cultura empreendedora em Salvador e no Brasil, pontuando também as dificuldades e dicas para quem pretende empreender, além dos cases de sucesso.

Após o evento, Mariana Ferreira – uma das participantes do Abre Aulas – deixou registrado na sua rede social: “Quem dera eu ter tido uma aula inaugural na época que fiz faculdade como essa que a Faculdade 2 de Julho proporcionou, ontem, aos seus alunos”, comentou a representante do Sebrae Bahia.