O jornalismo obedece três funções sociais: alertar, entreter e informar, sendo que todas necessitam de apuração. Levando em consideração a Era das Fake News, a Faculdade 2 de Julho (F2J), abriu inscrições para o Curso de Extensão Fact-checking: Técnicas para apuração de fatos, direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação Social e jornalistas diplomados. As aulas acontecem nos dias 14 e 21 de setembro.
Para Camila Botto, professora e coordenadora dos cursos de Comunicação Social da F2J, o Fact-checking é uma vertente recente do jornalismo. “O aumento das fake news, principalmente depois da última campanha política, é evidente. Hoje, com o advento da internet, todos produzem conteúdos. O papel do jornalista é saber identificar as notícias falsas”, explicou.
O jornalismo tem sido questionado sobre sua postura diante das fake news. Neste contexto, algumas pessoas da área estão abrindo empresas especializadas em checar informações. “Muitas pessoas costumam observar os processos de transformação vividos pelo jornalismo e dizer que estamos em crise. Contrário a isso, empresas estão se reestruturando para sobreviverem”, afirma Everton Santana, professor do curso de Jornalismo da F2J, que irá ministrar o curso.
O Fact-checking
A prática surgiu em 1991, através de um projeto da CNN, em Washington, com o propósito de checar se as informações trabalhadas pelos candidatos à eleição presidencial dos Estados Unidos eram verídicas. Devido ao êxito desta atividade, em 2003 foi criado o primeiro site, “FactCheck.org”. A prática de checagem de fatos no Brasil é mais recente; o jornal Folha de S. Paulo criou em 2010 as colunas Mentirômetro e Processômetro, para auxiliar na apuração das informações passadas pelos candidatos à presidência da República, na época de campanha.
O curso
O Curso de Extensão de Fact-checking tem 12 horas de duração, com aulas teóricas e práticas sobre abordagens, questionamentos, processos de verificação do fact-checking (no Brasil e no mundo), lei de acesso à informação e jornalismo contemporâneo. As matrículas podem ser realizadas na secretaria de Pós-Graduação da instituição localizada na Av. Leovigildo Filgueiras, n° 81, Garcia.
Serviço
Deixe um comentário