“É necessário enxergar a administração com grande valor e utilidade social”

A importância de atender as demandas do mercado e ofertar um curso completo e qualificado são alguns pontos abordados pelo coordenador do curso de Administração da F2J [...]

Fotos: Ascom F2J

Mestre em Responsabilidade Social, o professor Antônio Ribas Reis aponta o remanejamento na estrutura e matriz curricular como um dos grandes trunfos do curso de Administração que coordena na Faculdade 2 de Julho. A importância da parceria entre professores e alunos para um melhor aprendizado e a visão mais ampla da atividade do administrador no meio social são pontos relevantes na avaliação do coordenador. “O curso de Administração da F2J orienta os professores a se preocuparem com o aprendizado dos estudantes. Avaliações e seminários são aplicados para ter a certeza de que o aluno aprendeu”, ressalta o professor, que também destaca os testes com o Simulador Organizacional,  um projeto interativo para a aplicação das práticas administrativas, que está previsto para entrar completamente em atividade no ano que vem.

Antônio Ribas Reis é mestre em Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu e doutorando em Difusão do Conhecimento pela Ufba. Graduado em Administração pela Faculdade Michelangelo (DF), tem especialização em Marketing pela Faculdade de Marketing de Brasília.  Está à frente da coordenação do curso de Administração da Faculdade 2 de Julho há seis meses.

Qual é o perfil do curso de administração na F2J?

Antônio Ribas: O curso de Administração da F2J orienta os professores a se preocuparem com o aprendizado dos estudantes. As avaliações e seminários são aplicados para ter a certeza de que o aluno aprendeu. Sendo assim, todas as atividades, depois de corrigidas, passam pelo processo chamado de “devolutiva”, que consiste em o professor analisar, junto com o estudante, as questões aplicadas e explicar a razão pela qual estão corretas ou erradas e buscar, por meio desta análise conjunta, o melhor meio para que o estudante aprenda e viva de forma leve em sala de aula. Outro ponto é a união da teoria com a prática. As atividades também consistem em estudo de caso para que o aluno faça um diagnóstico, encontre o problema e saiba propor uma melhoria através das teorias aplicadas.

Quais as conquistas do curso e novos desafios?

Antônio Ribas: A mudança total da matriz curricular do curso de Administração atendendo plenamente às diretrizes curriculares nacionais do MEC é um ponto fundamental que a instituição está tratando. Fazendo isso, nós também atendemos os anseios do mercado, preparando os estudantes para ser, de fato, administradores e não meros profissionais. É necessário enxergar a administração com grande valor e utilidade social. Além disso, há o planejamento da implantação do Simulador Organizacional, que é a construção, pelos estudantes, de pequenas empresas e sua aplicação num cenário que será estabelecido pelos professores. O objetivo é fazer com que os alunos tomem decisões, analisem a produção, tenham ideias sobre os gastos, ações promocionais em marketing e se sintam verdadeiros donos dessas empresas.

O que os novos estudantes podem esperar do curso oferecido pela instituição?

Antônio Ribas: Os novos estudantes podem esperar um ensino diferenciado, pois a nossa matriz curricular oferece disciplinas focadas na área, por exemplo, de filosofia, sociologia e antropologia,que podem parecer não se encaixar no perfil de administração, mas que possuem grande importância para a formação profissional e a F2J as oferta de modo voltado para o curso.

Qual é o perfil do corpo docente?

Antônio Ribas: É importante destacar que em um curso generalista como administração, não podemos nos limitar. Sendo assim, temos professores que são psicólogos, advogados, economistas, contadores e comunicólogos.

Quais são os planos para o futuro do curso?

Antônio Ribas: A coordenação do curso está elaborando um projeto que se baseia numa espécie de competição entre estudantes da F2J e demais instituições. Isso abre espaço para outras pessoas conhecerem a nossa instituição. O projeto, que planejamos lançar em 2019, consta na utilização do Simulador Organizacional para colocar em prática os conhecimentos administrativos. Faremos um piloto, que é um teste, com a turma do sétimo semestre para ver os resultados, o que permitirá ter uma visão mais concreta dos pontos positivos e aperfeiçoar o que não está pronto.

Para saber mais sobre o curso de administração  clique aqui.