Estudo de textos em Língua Portuguesa, a partir dos discursos em processo, veiculados pela mídia. A Disciplina complementa a grade curricular nos cursos de: Jornalismo e Propaganda e Marketing.
Ser capaz de produzir e reproduzir textos escritos, dentro das regras estabelecidas pela norma culta. Reconhecer os diferentes tipos de gêneros textuais e suas aplicabilidades; Perceber os discursos implícitos e explícitos nos mais variados textos midiáticos. Adquirir autonomia e pensamento crítico para análise e produção de textos.
Aulas expositivas- participativas; trabalhos de grupo; atividades individuais; seminários; práticas em laboratório e estúdios; debates; palestras; estudos e discussão de textos, filmes, documentários, etc..
1. Polifonia e polissemia textuais;
2. Sujeito e ideologia;
3. Gêneros textuais;
4. Formação do sujeito autor;
5. Subjetividade e alteridade nos textos escritos;
6. Formação discursiva nos textos verbais e não-verbais;
7. Textos de informação e textos de opinião;
8. Gramática textual: coesão, coerência e os elementos pragmáticos do texto;
9. Estratégias para leitura e produção de textos.
10. Uso da norma culta para a produção de textos escritos.
11. Produção e análise de textos.
Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.
Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação.