fbpx

Estudo de textos em Língua Portuguesa, a partir dos discursos em processo, veiculados pela mídia. A Disciplina complementa a grade curricular nos cursos de: Jornalismo e Propaganda e Marketing.

OBJETIVOS

Ser capaz de produzir e reproduzir textos escritos, dentro das regras estabelecidas pela norma culta. Reconhecer os diferentes tipos de gêneros textuais e suas aplicabilidades; Perceber os discursos implícitos e explícitos nos mais variados textos midiáticos. Adquirir autonomia e pensamento crítico para análise e produção de textos.

METODOLOGIA

Aulas expositivas- participativas; trabalhos de grupo; atividades individuais; seminários; práticas em laboratório e estúdios; debates; palestras; estudos e discussão de textos, filmes, documentários, etc..

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO

1. Polifonia e polissemia textuais;

2. Sujeito e ideologia;

3. Gêneros textuais;

4. Formação do sujeito autor;

5. Subjetividade e alteridade nos textos escritos;

6. Formação discursiva nos textos verbais e não-verbais;

7. Textos de informação e textos de opinião;

8. Gramática textual: coesão, coerência e os elementos pragmáticos do texto;

9. Estratégias para leitura e produção de textos.

10. Uso da norma culta para a produção de textos escritos.

11. Produção e análise de textos.

RECURSOS DIDÁTICOS

Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.

AVALIAÇÕES

Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação.

Send this to a friend