A reportagem como gênero jornalístico. As técnicas de entrevistas. A relação com a fonte. A preparação do roteiro da entrevista. A pauta, o perfil do entrevistado, o tema, subtemas e demais questões a serem abordadas na entrevista. A codificação e decodificação das questões e respostas. A entrevista pingue-pongue. A transcrição da entrevista. A produção do texto e os tipos de textos decorrente da entrevista.
A Disciplina complementa a grade curricular nos cursos de: Jornalismo e Propaganda e Marketing.
Geral: Introduzir os conhecimentos básicos de jornalismo para a atuação dos estudantes do curso de comunicação social nas matérias de cunho prático.
Específicos: Reconhecer as diferenças entre as linguagens jornalísticas e literária; Reconhecer os jargões jornalísticos; Elaborar textos jornalísticos; Identificar os conceitos de notícia e reportagem; Compreender e executar o processo de produção de pautas.
Aulas expositivas- participativas; trabalhos de grupo; atividades individuais; seminários; práticas em laboratório e estúdios; debates; palestras; estudos e discussão de textos, filmes, documentários, etc..
I Unidade: Funcionamento de uma redação(noções); Linguagem jornalística e linguagem literária(definições,distinções,características); Lead(o que é?/para que serve?/tipos de lead/sub-lead/hiperlead); Pirâmide Invertida.
II Unidade: Notícia – matéria prima do jornalismo (definições, elementos, critérios de noticiabilidade); Reportagem (definição; tipos de reportagens; diferenças entre reportagens e notícias);
III Unidade: Formas de abertura de um texto; Jargões e nomes técnicos em jornalismo; As funções da notícia e as formas de narração da notícia (que anuncia, enuncia; pronuncia e denuncia);
IV Unidade: A pauta; A entrevista: tipos; características; relação entrevistado/entrevistador; desafios.
Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.
Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação.