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Semiótica e os aspectos cognitivos da Comunicação, a saber, seu caráter epistemológico. A semiótica, como um sistema de signos no qual se organizam as linguagens e suas respectivas lógicas, será analisada tendo em vista seu potencial com respeito aos conteúdos de conhecimento que podem ser adquiridos e ser universalmente comunicados.

Analisar como a estrutura do objeto da comunicação condiciona sua representação e, portanto, sua cognição, em uma interatividade entre os signos possíveis nos diversos campos da cultura, notadamente em ciência e em arte. Os modos de produção jornalísticos e sua relação com o sistema maior da cultura. Investigar a inserção diferenciada dos processos comunicacionais em cada cultura. A indústria cultural e as novas tecnologias. O analógico e o digital:  civilizações da escritura e da oralidade. Os conflitos políticos entre as grafias de centro e as interações de fronteira.

A Disciplina complementa a grade curricular nos cursos de: Jornalismo e Propaganda e Marketing.

OBJETIVOS

Apresentar e discutir os conceitos básicos das principais correntes da Semiótica, para que o estudante possa desenvolver a competência de analisar produtos e suportes midiáticos, nos processos de comunicação que se formatam nos nossos dias.

METODOLOGIA

Aulas expositivas- participativas; trabalhos de grupo; atividades individuais; seminários; práticas em laboratório e estúdios; debates; palestras; estudos e discussão de textos, filmes, documentários, etc..

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO

Primeira Unidade: Introdução aos principais conceitos da Semiótica e da Semiologia

1. Semiologia ou Semiótica;

2. Signo: definições conceituais.

3. Signo: tipologias Saussurianas e Piercianas;

4. Processo de significação (semiosis) X Processo de comunicação.;

5. Processos discursivos: da transmissão de informação aos efeitos de sentido.;

6. Polissemia; conotação/denotação.

7. Perspectivas históricas; Tipologia de Discurso e Gêneros de Texto;

8. A dimensão ideológica do discurso.

Segunda Unidade: Semiótica aplicada à análise dos produtos, discursos e suportes Midiáticos.

1. Análise do discurso: principais linhas.;

2. Semiótica do discurso não-verbal;

3. Análise semiológica da imagem;

4. Discurso e Imagem midiáticos: especificidades.

5. O discurso jornalístico (impresso e televisivo) e a linguagem da Propaganda

6. As relações inter-semióticas entre imagem e texto do discurso jornalístico e da linguagem da propaganda

7. A enunciação no discurso da Mídia;

8. Novos gêneros do discurso midiático, novos processos semiológicos

RECURSOS DIDÁTICOS

Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.

AVALIAÇÕES

Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação.

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