fbpx

Psicologia da Comunicação e do Consumo

Conceitos de psicologia. Principais teorias e correntes da psicologia. A comunicação e o processo de socialização. Elementos e conceitos de psicologia aplicáveis no campo da comunicação. Processos psicológicos básicos (percepção, aprendizagem, motivação, emoção). Fatores que interferem na comunicação interpessoal e de grupos. A comunicação verbal e não verbal. Comunicação de massas e sua influência no comportamento humano. Psicologia do consumo: interpretação e análise comportamental do consumidor. Comunicação e o processo de compra. Condicionamentos clássico e operante aplicados às estratégias de marketing. Variáveis situacionais, motivacionais e preferências por produtos e marcas. Modelos teóricos na perspectiva comportamental.

A Disciplina complementa a grade curricular nos cursos de: Jornalismo e Propaganda e Marketing.

OBJETIVOS

Identificar as principais vertentes teóricas do campo da psicologia da comunicação e do consumo. Analisar os processos psicológicos básicos nas interações dos sujeitos com o meio social. Adquirir ferramentas teóricas para a análise do comportamento social, nas situações interacionais e de consumo (individual e coletivo).

Analisar o relacionamento entre mídia e construção de identidades.

Identificar a correlação existente entre os diversos aspectos psicológicos e o fenômeno do consumo.

METODOLOGIA

Aulas expositivas- participativas; trabalhos de grupo; atividades individuais; seminários; práticas em laboratório e estúdios; debates; palestras; estudos e discussão de textos, filmes, documentários, etc..

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO

Primeira Unidade: Conceitos de psicologia social; Processos psicológicos básicos (percepção, aprendizagem, motivação, emoção); A comunicação e o processo de socialização; O processo grupal; Comunicação interpessoal e os tipos de interação comunicativa; Mídia e a formação de referências identitárias do indivíduo.

Segunda Unidade: O comportamento do consumidor; Modelos e tipos de consumidores; Expectativas e necessidades; O processo de compra; Fatores de influência no ato de consumo.

RECURSOS DIDÁTICOS

Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.

AVALIAÇÕES

Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação.

Send this to a friend