Os estudos sobre os meios de comunicação, suas respectivas contextualizações, com destaque principal para uma reflexão crítica sobre o perfil dos meios de comunicação na sociedade brasileira contemporânea;
A origem da imprensa, as características da mesma nos respectivos contextos históricos; A interconexão entre a evolução e a inovação dos meios de comunicação de massa (incluindo a propaganda e o marketing) e a realidade social nos respectivos contextos históricos;
A Disciplina complementa a grade curricular nos cursos de: Jornalismo e Propaganda e Marketing.
Abordar a Comunicação enquanto campo do conhecimento imprescindível para a compreensão de variados processos sociais. Proporcionar reflexões acerca do papel da comunicação de massa no contexto das sociedades contemporâneas.
Aulas expositivas- participativas; trabalhos de grupo; atividades individuais; seminários; práticas em laboratório e estúdios; debates; palestras; estudos e discussão de textos, filmes, documentários, etc..
1. A importância do estudo da História da Comunicação
2. A comunicação em diversos contextos históricos da sociedade
3. Comunicação no Brasil: Século XIX
4. A formação da comunicação de massa
5. Meios de comunicação de massa, Indústria Cultural e Ideologia
6. A Internet e a nova sociabilidade
7. A TV pública e a comunicação de massa
Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.
Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação.