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Estudos da Realidade Brasileira

Os meios de comunicação e as características da sociedade brasileira em seus aspectos econômicos, políticos e culturais, com ênfase no período posterior a 1930. Situação atual e perspectivas.

A Disciplina complementa a grade curricular dos cursos de: Jornalismo e Propaganda e Marketing.

OBJETIVOS

GERAL

  • Propiciar aos estudantes de Comunicação a possibilidade de compreensão de aspectos básicos da realidade contemporânea brasileira essenciais à sua atuação no campo da Comunicação Social, abordando as dimensões: histórica, econômica, social, política, e cultural.

ESPECÍFICOS

  • Analisar as relações entre Estado, Sociedade e Mercado vigentes no Brasil ao longo de sua trajetória republicana. Discutir o papel da imprensa brasileira nesse período. Estabelecer um paralelismo entre aspectos da realidade brasileira e aspectos semelhantes encontrados em outros países.
  • Compreender a contemporaneidade como uma conjunção de esforços e circunstâncias com vistas a manutenção de um determinado modelo sócio-econômico-político. Buscar alternativas de atuação frente ao modelo vigente.

METODOLOGIA

  • Aulas expositivas- participativas; trabalhos de grupo; atividades individuais; seminários; práticas em laboratório e estúdios; debates; palestras; estudos e discussão de textos, filmes, documentários, etc..

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Economia colonial: o modelo primário-exportador

2. Os partidos políticos no Brasil

2.1 Formação dos partidos

3. A questão da posse da terra

4. A Revolução de 1930

5. A era Vargas: 1930 a 1945. O DIP-Departamento de Imprensa e Propaganda, a imprensa, os intelectuais

5.1 Industrialização

5.1.1 Impulsos para a industrialização brasileira

5.1.2 P.S.I.-Processo de Substituição de Importação

5.2 Sindicalismo corporativo

6. O processo de redemocratização e os governos: Gaspar Dutra, Getúlio Vargas (1951-54), Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart

6.1 A imprensa no período

7. O golpe de 1964 e a quebra da normalidade democrática: os governos militares. A imprensa e a censura

8. A Nova República: Tancredo Neves/José Sarney

8.1 A mídia e a campanha das “Diretas Já”

8.2 As concessões de canais rádio e de TV

9. Fernando Collor/Itamar Franco: a abertura da economia

9.1 O impeachment de Collor

10. Fernando Henrique Cardoso e o alinhamento ao receituário neoliberal

10.1 Consenso de Washington

10.2 Processo de privatização e o comportamento da mídia

10.3 O Estado Regulador

11   Governo Lula e as perspectivas

RECURSOS DIDÁTICOS

Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.

AVALIAÇÕES

Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação.

 

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