Os meios de comunicação e as características da sociedade brasileira em seus aspectos econômicos, políticos e culturais, com ênfase no período posterior a 1930. Situação atual e perspectivas.
A Disciplina complementa a grade curricular dos cursos de: Jornalismo e Propaganda e Marketing.
GERAL
ESPECÍFICOS
1. Economia colonial: o modelo primário-exportador
2. Os partidos políticos no Brasil
2.1 Formação dos partidos
3. A questão da posse da terra
4. A Revolução de 1930
5. A era Vargas: 1930 a 1945. O DIP-Departamento de Imprensa e Propaganda, a imprensa, os intelectuais
5.1 Industrialização
5.1.1 Impulsos para a industrialização brasileira
5.1.2 P.S.I.-Processo de Substituição de Importação
5.2 Sindicalismo corporativo
6. O processo de redemocratização e os governos: Gaspar Dutra, Getúlio Vargas (1951-54), Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart
6.1 A imprensa no período
7. O golpe de 1964 e a quebra da normalidade democrática: os governos militares. A imprensa e a censura
8. A Nova República: Tancredo Neves/José Sarney
8.1 A mídia e a campanha das “Diretas Já”
8.2 As concessões de canais rádio e de TV
9. Fernando Collor/Itamar Franco: a abertura da economia
9.1 O impeachment de Collor
10. Fernando Henrique Cardoso e o alinhamento ao receituário neoliberal
10.1 Consenso de Washington
10.2 Processo de privatização e o comportamento da mídia
10.3 O Estado Regulador
11 Governo Lula e as perspectivas
Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.
Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação.