fbpx

Estratégias de Criação

Criatividade. Criatividade aplicada ao Marketing. A pessoa criativa. Técnicas de informação, argumentação e motivação na estratégia publicitária. O planejamento criativo. Objetivos publicitários. Tema. Apelo.

A Disciplina complementa a grade curricular no curso de Jornalismo.

OBJETIVOS

  • Estimular o potencial criativo do estudante;
  • Capacitar o estudante a analisar as peças publicitárias identificando itens como tema, conceito, processo criativo, público alvo;
  •  Estudar os processos criativos (interpretação do Briefing, Brainstorming, repertório cultural, linguagens visuais);
  •  Capacitar o estudante a aplicar técnicas para estimular a criatividade nas Organizações.

METODOLOGIA

  • Aulas expositivas- participativas; trabalhos de grupo; atividades individuais; seminários; práticas em laboratório e estúdios; debates; palestras; estudos e discussão de textos, filmes, documentários, etc..

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO

  • Criatividade – conceito, o processo criativo, técnicas para estimular a criatividade, criatividade como solução de problemas;
  • A pessoa criativa – características, operações mentais, bloqueios;
  • Publicitários e agências que fizeram história;
  • Criatividade e marketing – objetivos, estratégias, a criatividade nas empresas e nos ambientes mercadológicos, fatores externos ou incontroláveis;
  • Cores – aspectos culturais psicológicos, a cor na comunicação;
  • Análise de peças e campanhas (concepção da ideia, estudo dos símbolos, textos – apelo, argumento, tema)

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.

AVALIAÇÕES

  • Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação. Instrumentos: visitas técnicas, produção de texto, seminários, desenvolvimento de campanhas publicitárias.
Send this to a friend