fbpx

A Economia como Ciência Social. Conceitos Fundamentais. A Evolução do Pensamento Econômico e seu Caráter Ideológico. Sistema Econômico. Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia. Mensuração dos Agregados  Macroeconômicos. Teoria Monetária. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Noções de Economia Internacional. O Setor Público. Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

A Disciplina complementa a grade curricular nos cursos de: Jornalismo e Propaganda e Marketing.

OBJETIVOS

OBJETIVOS BÁSICOS

  •  Familiarizar o aluno com os conceitos básicos da Ciência Econômica
  •  Permitir ao alunado destacar o caráter ideológico que permeia a discussão dos temas econômicos, analisando as principais características das escolas econômicas
  •  Possibilitar formar opinião própria e um posicionamento crítico sobre os problemas econômicos, e o tratamento dado pelos meios de comunicação a essas questões

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •  Capacitar o aluno na redação de textos acadêmicos a respeito dos assuntos tratados

METODOLOGIA

Aulas expositivas- participativas; trabalhos de grupo; atividades individuais; seminários; práticas em laboratório e estúdios; debates; palestras; estudos e discussão de textos, filmes, documentários, etc..

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 CONCEITOS INTRODUTÓRIOS

DEFINIÇÃO

1.2 QUATRO PERGUNTAS FUNDAMENTAIS; 1.3 CURVA (ou FRONTEIRA) DE POSSIBILIDADE 1.4 FATORES DE PRODUÇÃO (F.P.), ou RECURSOS PRODUTIVOS; 1.5 SISTEMA ECONÔMICO

2 MICROECONOMIA

2.1 DEMANDA (ou PROCURA); 2.2OFERTA; 2.3 PRODUÇÃO; 2.4 O MERCADO; 2.4.1 PREÇO DE EQUILÍBRIO; 2.4.2 ESTRUTURAS DE MERCADO

3 MACROECONOMIA

3.1 CONTABILIDADE NACIONAL; 3.2 CONSUMO. POUPANÇA. INVESTIMENTO; 3.3 EMPREGO. MERCADO DE TRABALHO; 3.4 A MOEDA; 3.5 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL; 3.6 MERCADO DE CAPITAIS; 3.7 INFLAÇÃO; 3.8 SETOR PÚBLICO; 3.9 POLÍTICAS MACROECONÕMICAS; 3.10 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; 3.11 SETOR EXTERNO; 3.12 BLOCOS REGIONAIS; 3.13 GLOBALIZAÇÃO

4. ESCOLAS ECONÔMICAS

RECURSOS DIDÁTICOS

Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.

AVALIAÇÕES

Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação.

Send this to a friend