A Economia como Ciência Social. Conceitos Fundamentais. A Evolução do Pensamento Econômico e seu Caráter Ideológico. Sistema Econômico. Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia. Mensuração dos Agregados Macroeconômicos. Teoria Monetária. Sistema Financeiro Nacional. Inflação. Noções de Economia Internacional. O Setor Público. Crescimento e Desenvolvimento Econômico.
A Disciplina complementa a grade curricular nos cursos de: Jornalismo e Propaganda e Marketing.
OBJETIVOS BÁSICOS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aulas expositivas- participativas; trabalhos de grupo; atividades individuais; seminários; práticas em laboratório e estúdios; debates; palestras; estudos e discussão de textos, filmes, documentários, etc..
1 CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
DEFINIÇÃO
1.2 QUATRO PERGUNTAS FUNDAMENTAIS; 1.3 CURVA (ou FRONTEIRA) DE POSSIBILIDADE 1.4 FATORES DE PRODUÇÃO (F.P.), ou RECURSOS PRODUTIVOS; 1.5 SISTEMA ECONÔMICO
2 MICROECONOMIA
2.1 DEMANDA (ou PROCURA); 2.2OFERTA; 2.3 PRODUÇÃO; 2.4 O MERCADO; 2.4.1 PREÇO DE EQUILÍBRIO; 2.4.2 ESTRUTURAS DE MERCADO
3 MACROECONOMIA
3.1 CONTABILIDADE NACIONAL; 3.2 CONSUMO. POUPANÇA. INVESTIMENTO; 3.3 EMPREGO. MERCADO DE TRABALHO; 3.4 A MOEDA; 3.5 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL; 3.6 MERCADO DE CAPITAIS; 3.7 INFLAÇÃO; 3.8 SETOR PÚBLICO; 3.9 POLÍTICAS MACROECONÕMICAS; 3.10 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; 3.11 SETOR EXTERNO; 3.12 BLOCOS REGIONAIS; 3.13 GLOBALIZAÇÃO
4. ESCOLAS ECONÔMICAS
Data-show, TV e DVD, retro-projetor, quadro, filmes, internet e recursos de laboratórios, entre outros.
Avaliação processual, com utilização de instrumentos diversificados, compatível com os temas trabalhados em sala de aula; auto-avaliação.