Direito Penal na atualidade é destaque em Seminário na F2J

O evento, que ocorreu no auditório Baker foi marcado pela presença de profissionais renomados da área do direito [...]

Fotos: Ascom F2J

Temas como legislação, sociedade e aplicação do código penal, foram debatidos no seminário “Crítica aos fundamentos do Direito Penal na Contemporaneidade”, realizado no último sábado, 13, no auditório Baker, da Faculdade 2 de Julho (F2J). O evento marcado pela troca de informações, contou com a participação de grandes palestrantes, professores da F2J, alunos da graduação e comunidade externa, que puderam analisar o atual cenário político brasileiro e suas modificações.

Estiverem presentes nas mesas do seminário, Alessandra Prado, mestre e doutora em Direito Penal; o doutor em Direito Público e juiz federal na Bahia, Fábio Roque; o mestrando em Direito Penal e Liberdades Jurídicas, José Francisco Santana; o mestre em Direito Público, Lucas Gabriel; o mestre em Direito Penal Econômico, Ricardo do Espírito Santo; e Yuri Carneiro, doutor em Direito Público. A mediação foi realizada pelos professores da instituição, Edson Saldanha, Jerônimo Bezerra e Milena Pinheiro.

Coordenador do curso de Direito da F2J, o professor Paulo Mascarenhas, destacou a importância do evento para análise do Direito Penal e suas aplicações no atual momento da política brasileira. “ Vivemos um momento de transição de governo. Por isso é muito importante discutir o direito penal sobre o prisma da segurança pública e os novos dogmas do direito criminal para tentar buscar caminhos que os políticos, parlamentares, deputados e senadores possam utilizar em projetos de lei para benefícios da população”, analisa.

Paulo Mascarenhas, coordenador do curso de direito da F2J, marcou presença no seminário

Segundo o professor Lucas Gabriel, a discussão do direito penal é relevante para nossa vida e sociedade, pois é um instrumento de controle que lida com a liberdade das pessoas e com os espaços de ação. “Não adianta a gente passar por mudanças sociais se não trouxermos essas características no âmbito educacional porque é neste espaço que vamos compreender a coletividade e postular mudanças que venham privilegiar o desenvolvimento humano”, explica.

Professor Lucas Gabriel debateu questões do Direito Penal.

De acordo com Yuri Carneiro é importante estar discutindo direito penal no atual contexto brasileiro. “Passamos por um momento difícil não apenas quanto à insegurança pública no país, mas também as propostas que vem sendo trabalhadas para solução disto são ideias nitidamente de caráter simbólico e populista que não vão resolver o problema da criminalidade”, completa.

Yuri Carneiro, doutor em Direito Público, debateu as perspectivas para a segurança pública no país.

De acordo com o professor Jerônimo Bezerra, tratamos o direito penal todos os dias em jornais, TV, rádio e internet. “A maior importância que temos hoje é conduzir o nosso aluno ao entendimento técnico do cenário penal dentro do cenário social. É você entender o mau uso do direito penal pelos agentes públicos como políticos, promotores de justiça, magistrados e advogados e analisar qual tipo de intervenção podemos realizar através do direito penal para alguma mudança efetiva”, ressalta.

O professor da F2J, Jerônimo Bezerra, foi um dos mediadores do evento.

Conhecimento

“O Direito Penal é uma ciência social que precisa estar sempre se atualizando na medida da compreensão. Se não tivermos compreensão e dinamismo da vida vamos ficar sem compreender como essas alterações vão acontecer na sociedade”, pontuou Marco Antônio Chaves sobre o tema central do seminário.

Mércia Leonora, estudante do 9º semestre do curso de Direito e representante da Comissão de Formatura do Curso de Direito da F2J, salientou que a realização do seminário foi de um esforço coletivo e idealizado pela turma.

Emocionada, Mércia Leonara destacou a importância do seminário para os formandos do 9º semestre do curso de direito da F2J.

“O Direito Penal não é apenas mais uma matéria de atuação dos operadores do Direito. Talvez esta seja uma das áreas mais delicadas da profissão, pois depois da vida a coisa mais importante que um indivíduo possui é a liberdade”, acrescentou.

Confira mais fotos do evento abaixo:

Abertura do seminario ficou por conta de Alessandra Prado, Edson Saldanha, Fábio Roque e Yuri Carneiro.
Estiveram presentes na segunda mesa temática Jerônimo Bezerra, Lucas Gabriel e Marco Antônio Chaves.
Milena Pinheiro, José Francisco Santana e Ricardo do Espírito fizeram parte da terceira mesa temática do seminário.
Público presente no auditório Baker prestigiando o evento.
Os participantes tiveram uma experiência produtiva com grandes professores do Direito Penal.
Público do seminário foi contemplado com sorteio de diversos prêmios.
Professor Lucas Gabriel, ao lado de Dara Tiara, aluna do curso de direito da F2J, que ganhou uma bolsa de estudos no Cejas.

Send this to a friend