13ª Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos

Cidades: “A Salvador de Todos os Tempos”

A Conferência e o Prêmio Jaime Wright foram instituídos pelo Conselho de Curadores da Fundação 2 de Julho, com o objetivo de criar um fórum de debates gratuito e aberto ao público, envolvendo pessoas de todo o país, e de outras nacionalidades, comprometidas com a criação de uma sociedade fundamentada na solidariedade e na paz. A Fundação é a entidade mantenedora da Faculdade 2 de Julho, e sua credibilidade no campo da educação completou 88 anos, quando foi fundado o Colégio do mesmo nome.

Ambos os eventos são promovidos anualmente pela Faculdade 2 de Julho. A Conferência é um evento de caráter acadêmico cujas discussões focalizam relevantes aspectos da promoção da paz e dos direitos humanos.

O Prêmio é conferido às pessoas e entidades que mereçam destaque por ter contribuído significativamente para a sociedade brasileira na promoção e defesa de uma Cultura de Paz e de Direitos Humanos.

Este ano, a Conferência e o Prêmio recebem um significado especial. A Instituição 2 de Julho está completando 90 anos de criação, cujo conjunto educacional tem prestado relevantes serviços à cidade de Salvador e o Estado da Bahia, com estudantes ilustres que passaram pelo Colégio e pela Faculdade.

O Consepe decidiu que a Comissão Organizadora da 13ª Conferência pautasse sua atuação sobre cidade, visto que a abordagem pode ser pautada na perspectiva da interdisciplinaridade. Vislumbra-se também a importância das cidades na vida das pessoas e as relações humanas que são desenvolvidas em decorrência de seu evento.

A partir da temática “cidades”, os membros indicados para a Comissão Organizadora realizaram um recorte no tema, buscando uma melhor delimitação para que de forma prática e factível a Conferência seja profícua e desperte interesse em toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Sendo assim, buscou-se centralizar o debate na cidade de Salvador, cujas intervenções devem versar sobre seu passado, o presente e as propostas para o futuro. Salvador é uma cidade histórica e complexa; pulsa uma vida e singularidades. Lugar de encontro de pessoas oriundas de diversos estados da federação, de distintas cidades da Bahia e de diferentes nacionalidades, especialmente, a espanhola. Uma cidade que mistura energia e literatura. Berço do primeiro poço de petróleo no Brasil e matéria prima para as obras de Jorge Amado. A primeira Capital do Brasil.

Nessa perspectiva, a Fundação 2 de Julho realiza a 13ª Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos, tendo como temática a ser enfrentada as CIDADES: “A SALVADOR DE TODOS OS TEMPOS”.