O processo de conquista dos direitos humanos, em nosso país, tem sido marcado pela atuação de lideranças oriundas de organizações da sociedade civil, movimentos populares e igrejas. Pondo em risco, muitas vezes, suas próprias vidas, essas mulheres e homens têm lutado para que a sociedade se torne mais justa e inclusiva. É imprescindível que o trabalho desses “promotores da paz” seja reconhecido, de modo a assegurar que se registrem algumas das mais nobres páginas da história brasileira.

Conferência e Prêmio é uma homenagem ao pastor Jaime Wright
Conferência e Prêmio é uma homenagem ao pastor Jaime Wright

O nome da Conferência e Prêmio é uma homenagem ao pastor Jaime Wright, presbiteriano, e um dos idealizadores da Fundação 2 de Julho e da CESE- Coordenadoria Ecumênica de Serviço, com uma rica história pelo Nordeste e Sul do país, onde se notabilizou como co-promotor do grupo Clamor, na intransigente defesa dos Direitos Humanos no auge da ditadura militar, e como co-autor do livro Tortura Nunca Mais (juntamente com o cardeal D. Evaristo Arns e outros defensores de Direitos Humanos) que resultou em um dossiê que documentou e denunciou prisões, torturas e assassinatos no país.

A Faculdade 2 de Julho é idealizadora deste grande evento por acreditar que é possível construir um mundo socialmente mais responsável. Nesse sentido, a socialização das experiências e do conhecimento sobre a Paz e o respeito aos Direitos Humanos pode promover o despertar e, consequentemente, a conscientização das pessoas para a importância de se cultivar esses valores, muitas vezes deixados em segundo plano pelas diversas nações.

Prêmio Jaime Wright

A premiação possui como objetivo principal incentivar a construção de uma cultura de paz na sociedade, promovendo entidades e pessoas comprometidas com os Direitos Humanos e a Paz no Brasil. O prêmio é voltado para pessoas, grupos e entidades que se destacam na luta pela Paz e pelos Direitos Humanos.

Histórico

  • 2017 – XIII Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Cidades: “A Salvador de Todos os Tempos”.
  • 2016 – XII Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Famílias Contemporâneas e Direitos Humanos: novos olhares e novas perspectivas.
  • 2015 – XI Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Sociedade, Diversidade e Preconceito.
  • 2014 – X Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Brasil: Ditadura Nunca Mais;
  • 2013 – IX Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Direitos Humanos : Diversidade, Ética e (in) tolerância Religiosa;
  • 2012 – VIII Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Direitos Humanos e Sustentabilidade;
  • 2011 – VII Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Direitos Humanos e Inclusão Digital na Sociedade doConhecimento;
  • 2010 – VI Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Trabalho e Direitos Humanos;
  • 2009 – V Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Direitos Humanos Educação e Cultura;
  • 2008 – IV Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – 60 anos da Declaração Universal dos Direitos humanos;
  • 2007 – III Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Meio Ambiente;
  • 2006 – II Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – A cidade e os direitos Humanos;
  • 2005 – I Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos – Lançamento do projeto;

Send this to a friend