Preencha o formulário e dê o primeiro passo para que você possa ingressar no Curso de Extensão em Síndromes Coronarianas Agudadas de uma das melhores Faculdades de Salvador.
InscriçõesO curso Síndromes Coronarianas Agudadas consiste em treinamento de reconhecimento das síndromes coronarianas agudas, para nível médio e universitário. No nível médio, o curso é voltado para o reconhecimento do mal súbito e medidas de importância que contribuam com a equipe de atendimento avançado, e no nível universitário aprofundamos o tema no sentido de ampliar a abordagem diagnóstica e terapêutica.
O Infarto Agudo do Miocárdio, é uma das emergências mais comumente atendidas no dia a dia dos profissionais que atuam em emergências. O conceito de Golden Hour, nos traz a importância do atendimento em tempo curto, ideal menor que seis horas, para desencadear o tratamento, e assim atingir níveis de excelência em atendimento com índices de sucesso bem maiores.
Portanto o profissional que aborda um paciente nestas condições, não deve ter dúvidas no diagnóstico e no tratamento a ser instituído.
O ideal seria que o leigo também fosse treinado no sentido de reconhecimento para que diante da situação, conseguisse manter o controle emocional e tomar todas as medidas importantes, inclusive solicitando o atendimento e conseguindo buscar o socorro de forma efetiva.
Neste atendimento é de primordial importância a realização do Eletrocardiograma e a capacidade de diferenciar o ECG com supra de ST e sem supra de ST, sendo este de primordial importância na definição do tratamento. A realização do eletrocardiograma de 12 derivações, influencia diretamente no resultado final.
Dentre os diagnósticos temos o Infarto Agudo do Miocárdio com Supra de ST e sem Supra de ST, mas também é necessário diferenciar de uma Dissecção Aguda de Aorta, e uma dor torácica de outras causas. Há fortes indícios na literatura de que o Eletrocardiograma de 12 derivações deve ser realizado precocemente e analisado na unidade receptora (EMERGÊNCIA HOSPITALAR) no menor tempo possível.
O exame é de tal importância que já existem esforços no sentido de treinar leigos em reconhecer ambulâncias equipadas com tomógrafo no sentido de realizar o exame ainda na ambulância buscando o diagnóstico o mais precoce possível, definindo o mais cedo possível o tratamento a ser instituído.
Portanto dividiremos o curso em dois níveis, o nível comprometido com atendimento e tratamento – o universitário, e o nível médio comprometido com o reconhecimento do mal súbito e a solicitação do socorro imediato.
O curso será ministrado em ambiente teórico prático de acordo com programa pedagógico adequado especificamente voltado para as novas diretrizes de aprendizado vigentes nos dias atuais.
O aluno terá 2 horas de aulas semanais, sendo 1 hora teórica e 1 hora de prática, no total de 8 horas mês.