fbpx

Curso de Extensão em Acidente Vascular Cerebral

O curso consiste em treinamento de reconhecimento das síndromes vasculares cerebrais agudas, para nível médio e universitário. No nível médio, o curso é voltado para o reconhecimento do mal súbito e medidas de importância que contribuam com a equipe de atendimento avançado, e no nível universitário aprofundamos o tema no sentido de ampliar a abordagem diagnóstica e terapêutica.

O AVC, é uma das emergências mais comumente atendidas no dia a dia dos profissionais que atuam em emergências. O conceito de Golden Hour, nos traz a importância do atendimento em tempo curto, ideal menor que três horas, para desencadear o tratamento, e assim atingir níveis de excelência em atendimento com índices de sucesso bem maiores.

Portanto o profissional que aborda um paciente nestas condições, não deve ter dúvidas no diagnóstico e no tratamento a ser instituído.

O ideal seria que o leigo também fosse treinado no sentido de reconhecimento para que diante da situação, conseguisse manter o controle emocional e tomar todas as medidas importantes, inclusive solicitando o atendimento e conseguindo buscar o socorro de forma efetiva.

Neste atendimento é de primordial importância a realização de uma tomografia computadorizada de crânio, sendo o divisor de águas. A realização da tomografia computadorizada de crânio influencia diretamente no resultado final.

Dentre os vários diagnósticos temos o Acidente Vascular Isquêmico Transitório, o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, e o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico principalmente. Há fortes indícios na literatura de que a realização da tomografia computadorizada de crânio tem sido realizada mais tardiamente do que o ideal. O exame é de tal importância que já existem esforços no sentido de ambulâncias equipadas com tomógrafo no sentido de realizar o exame ainda na ambulância buscando o diagnóstico o mais precoce possível, definindo o mais cedo possível o tratamento a ser instituído.

Portanto dividiremos o curso em dois níveis, o nível comprometido com atendimento e tratamento – o universitário, e o nível médio comprometido com o reconhecimento do mal súbito e a solicitação do socorro imediato.

O curso será ministrado em ambiente teórico prático de acordo com programa pedagógico adequado especificamente voltado para as novas diretrizes de aprendizado vigentes nos dias atuais.

Programa Nível Médio:

  1. Conceitos básicos de anatomia do sistema nervoso central;
  2. Correlação anatômica com AVC;
  3. Como o acidente vascular cerebral pode se apresentar;
  4. Importância do atendimento da emergência no AVC;
  5. Importância da tomografia computadorizada de crânio no diagnóstico diferencial;
  6. Treinamento em regulação.

Programa Nível Universitário:

  1. Anatomia do sistema nervoso central;
  2. Correlação anatômica diagnóstica no AVC;
  3. Diagnóstico clínico do acidente vascular cerebral;
  4. Golden Hour no AVC;
  5. Imagens diagnósticas no acidente vascular cerebral;
  6. Tratamento do acidente vascular cerebral.

O curso terá 2 horas de aulas semanais, sendo 1 hora teórica e 1 hora de prática, no total de 8 horas mês.

Turma:

  • Mínimo: 20 pessoas;
  • Máximo: 40 pessoas;

Valor:

  • R$ 200,00;

Dias:

  • Terças, quintas, sextas: 14 às 20hs;
  • Sábados: 8 às 10hs e 10 às 12hs.

Preencha o formulário e dê o primeiro passo para que você possa ingressar no Curso de Extensão em Acidente Vascular Cerebral de uma das melhores Faculdades de Salvador.

Inscrições
Send this to a friend