Uma turma de 40 alunos de Direito da Faculdade 2 de Julho visitou a sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, nesta quinta-feira (7), e o Fórum Ruy Barbosa, na terça-feira (5), como participantes do Projeto Conhecendo o Judiciário, atividade de aproximação do Judiciário da comunidade acadêmica, em especial da área jurídica.
No Fórum Ruy Barbosa, eles assistiram a uma palestra do juiz Antônio Bosco de Carvalho Drummond, da 7ª Vara da Fazenda Pública, que falou sobre o trabalho do magistrado do 1º Grau. No edifício-sede do tribunal, no Centro Administrativo, ouviram o juiz Gilberto Bahia, assessor da 1ª vice-presidência do Tribunal de Justiça.
O juiz Gilberto Bahia voltou a destacar a importância do estágio na preparação do advogado. “Fujam de estágios meramente para bater carimbos; esses não lhes darão cabedal, pois não acrescentam nada à futura carreira de vocês”, advertiu o juiz.
Ainda na manhã desta quinta-feira (7), os estudantes contaram com a participação do juiz Raimundo Nonato Borges Braga, também assessor da 1ª vice-Presidência, que fez rápida abordagem do papel do juiz e do advogado diante do atual quadro político brasileiro. Nos dois dias, eles conversaram com servidores das duas unidades.
Inscrições
Tendo à frente o professor Carlos Coutinho, os alunos visitaram o Serviço de Comunicações Gerais (Secomge), sendo recebidos por Mariana Guimarães Nunes e Charles Requião, e ouviram palestras dos servidores Rafael Carneiro de Araújo, da 2ª Câmara Criminal; Luciana Barros Cordeiro Schroeder, da Secretaria Especial de Recursos; e Marks Sena Ferreira, secretário adjunto de Câmara,do Tribunal Pleno.
“Um trabalho maravilhoso, este desenvolvido pelo Tribunal de Justiça com o Projeto Conhecendo o Judiciário”, disse o advogado e professor Carlos Coutinho, também coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade 2 de Julho. “Todos saímos ganhando: Judiciário, professores e alunos”.
Texto: Ascom TJBA
Deixe um comentário