A fotografia pode ser um meio de contar e conhecer histórias, ajudar a denunciar problemas, ser um instrumento de registro da realidade ou arte. Atento a essa versatilidade, o professor da Faculdade 2 de Julho Helder Florentino, percebeu o potencial da fotografia e pensou em uma iniciativa que retrata a pandemia da Covid-19 por meio de imagens. “A cara da pandemia” nome dado ao material, está em exposição no feed do Instagram da F2J e tem sido uma importante ferramenta para a conscientização da população acerca da pandemia.
A iniciativa veio após o professor pensar sobre os desafios durante a pandemia e como olhar a poesia da fotografia é importante. “Objetivo da iniciativa na verdade é forçar os alunos a olharem a poesia da fotografia como informação visando o cenário e vice-versa”, disse Helder Florentino.
O material produzido serve como uma importante ferramenta pedagógica. “Agora a “conexão” é nosso desafio. Temos o grande desafio de segurar a atenção, movimentar a discussão e atrair cada vez mais o interesse dos alunos. Trazer a diversidade de discussão e assuntos, transformar a prática do dia a dia na prática da conexão do dia a dia. Os professores são grandes heróis desta nação”, explicou o professor.
O projeto demonstra o cuidado que a Faculdade 2 de Julho tem com os alunos e a comunidade no geral. O Diretor Geral da Fundação, Marcos Baruch, comenta que a iniciativa do professor Helder Florentino de utilizar a poesia da fotografia como uma ferramenta informativa é fantástica e bastante significativa. “ Estou muito contente com a realização desse projeto. A iniciativa é interessante e criativa. As imagens estão ótimas e são uma contribuição fantástica como registro desse momento histórico que infelizmente é desagradável para a humanidade. A fotografia é realmente uma ferramenta informativa. Existe um ditado que diz, “ uma imagem vale mais que mil palavras” e foi isso que eu percebi”, o diretor finalizou agradecendo a todos os envolvidos.
O trabalho acadêmico desenvolvido pelos alunos do curso de jornalismo conta com quatro imagens que representam os tempos atuais. Serão postadas as fotografias no feed do Instagram (clique aqui) da faculdade, cada dia será de um aluno, numa espécie de álbum com uma legenda trabalhada em texto jornalístico.
Confira abaixo uma prévia da iniciativa “ A cara da pandemia”:
Deixe um comentário