“A pós-graduação da F2J está em processo de consolidação”

O coordenador do Núcleo da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da F2J, professor Efson Lima, apresenta os novos caminhos adotados pelo setor de formação continuada da instituição [...]

Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade 2 de Julho, o professor Efson Lima, aponta que os cursos de pós-graduação e extensão da instituição vem se consolidando. Além disso, há projetos futuros  voltados para a produção de conteúdo acadêmico e científico com ênfase em interação e inovação.  “Hoje temos uma pós-graduação diversificada e com identidade, tendo como desafios fomentar e consolidar grupos interdisciplinares de pesquisa e também grupos de cada curso”, avalia o professor Efson Lima, que indica a importância das atividades acadêmicas para a formação da visão crítica, que permita uma maior interação para debates de interesse coletivo.

O professor Efson Lima é advogado, mestre em Direito pela UFBA e pós-graduado em Gestão em Saúde pela Fiocruz. Doutorando em Direito pela UFBA,  coordena o Núcleo de Pós-Graduação,Pesquisa e Extensão da F2J

Quais são os cursos oferecidos como pós-graduação pela instituição?

Efson Lima: Atualmente temos um grupo de cursos com turmas já finalizadas e outras em andamento:  Comunicação Organizacional com ênfase em Assessoria de Imprensa; MBA em Gestão Estratégica de Pessoas; MBA Controladoria e Finanças; MBA em Gestão de Condomínios e o curso de Gestão Esportiva.  Mas temos ainda os cursos em processo de implantação como o de Gestão e Direito de Organizações da Justiça com ênfase em Inovação . Queremos, até o final deste ano chegar a aproximadamente dez cursos de pós-graduação. A implantação deste novo curso em  gestão das organizações de justiça e de outro  relacionado à comunicação e diversidade cultural é um objetivo imediato. Na área do direito, temos novos cursos em processo de implantação como Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Tributário e Mediação.

E na área de extensão?

Efson Lima: Na área de extensão, temos o curso permanente de Síndico Profissional, que estará começando sua 11ª  turma no próximo sábado,  além dos projetos momentâneos, que são pequenos cursos e atividades. Temos o desejo de implantar o curso de Etiqueta Social e também o de  Comunicação de Produção de Conteúdo Digital.
Para jornalismo, pensamos em criar um laboratório similar ao Labeci, porém com foco na área.  Nós também queremos incentivar as produções para a Revista Independência e a  Revista Jurídica, que são mantidas pela F2J.

Recentemente, o núcleo que o sr. coordena realizou o Labeci (Laboratório de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação).  Quais são os próximos passos deste projeto?

Efson Lima: Estamos iniciando a segunda fase do Labeci, que é o processo de criação e visualização de ideias e projetos dos participantes. Queremos promover um workshop com os participantes ainda neste semestre , dividindo as pessoas em grupos, com o acompanhamento de professores e estudantes de pós-graduação responsáveis para efetivar as atividades.

Qual é o perfil da pós-graduação na 2 de Julho?

Efson Lima: A pós-graduação da F2J está em processo de consolidação, o que caracteriza uma evolução significativa. Hoje temos uma pós-graduação diversificada e com identidade, tendo como desafios fomentar e consolidar grupos interdisciplinares de pesquisa e também grupos de cada curso. Temos um perfil de estudantes participativos, que  já ingressaram no mercado, e outros que, mesmo com mestrado, chegam à Faculdade 2 de Julho.  Nós ampliamos os cursos e estimulamos a produção de artigos para serem publicados nas revistas da instituição, servindo também de apoio acadêmico para os graduandos, pois é um espaço privilegiado para a produção acadêmica e científica.

Quais são os novos projetos do Núcleo de Pós-Graduação,Pesquisa e Extensão?

A criação da feira de negócios, que será uma atividade cultural e esportiva, no bairro do Garcia, é um dos projetos em andamento. Considerando  que a F2J é referência na formação de síndicos e gestores condominiais no Brasil, almejamos a  realização de um evento nacional na própria instituição. Na  área de Comunicação temos a proposta de criação de um festival audiovisual, voltado para os estudantes e comunidade externa. Estamos em um semestre bem movimentado com atividades como a  3ª edição do Curso de formação de jovens pesquisadores e também a Conferência Jaime Wright  que vai acontecer em novembro.

Para conhecer mais sobre os cursos de Pós-Graduação da F2J clique aqui

Para conhecer mais sobre os cursos de Extensão da F2J clique aqui

Send this to a friend