Últimos dias para participar da Avaliação Institucional no Portal do Aluno.

Biblioteca Basílio Catalá de Castro

Apresentação

A Biblioteca da Faculdade 2 de Julho foi criada, em 2000, inicialmente atendendo aos cursos de Administração e posteriormente o curso de Direito e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

Com a nova gestão, em outubro de 2004, foi inaugurada às novas instalações da Biblioteca que passa a chamar-se Biblioteca Basílio Catalá Castro em homenagem a passagem do centenário de nascimento do Rev. Basílio Catalá Castro.

A Biblioteca exerce um papel de “Casa do Saber” ou “Fonte informacional”, de suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão – disponibilizando informações e aproximando pessoas ou instituições envolvidas na geração, na produção, na organização e no partilhamento de conhecimento.

Tem como principais objetivos

  • Facilitar o ensino, fornecendo o material bibliográfico adequado, tanto para o uso do corpo docente, discente e técnico-administrativo desenvolvendo nos usuários o hábito da leitura, a capacidade de pesquisa, enriquecimento das experiências pessoais, a cultura e o entretenimento;
  • Organizar tecnicamente o material bibliográfico e disseminar a informação no meio acadêmico, de forma ágil e eficaz.

Horário de Funcionamento

A Biblioteca atende de segunda à sexta-feira, no horário das 06:30 às 21:00 horas e aos sábados, das 08:30 às 12:00 horas.

Acervo

O acervo da Biblioteca é constituído de material especializado, necessário ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa da Faculdade 2 de Julho.

A formação do acervo tem como objetivo atender aos interesses dos cursos de Administração, Comunicação Social, Direito. Atualmente ele é composto por 16.823 títulos de livros e 28.776 exemplares, 166 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros, 97 títulos de vídeos, 914 títulos de cds, 242 títulos de dvds e 1261 títulos de monografias.

Acervo Josaphat Marinho – composta por 7.500 exemplares nas diversas áreas do conhecimento. Coleção que é cobiçada por diversas instituições de Ensino Superior e pelo Senado Federal por conta da personalidade que é o Senador Josaphat Marinho para a nossa nação. Conta com 7.500 exemplares.

Quantidade do Acervo por Área de Conhecimento – CNPQ Biblioteca Basílio Catalá Castro

O acervo tem livre acesso, para docentes, discentes, corpo técnico administrativo e a comunidade local. A pesquisa ao acervo pode ser feita através de qualquer computador conectado à internet.

Processamento Técnico

É utilizado para a representação descritiva (catalogação) o Código de Catalogação Anglo Americano. – AACR2 e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Sistema de Classificação bibliográfica utilizada é a Classificação Decimal Universal – CDU. Para a notação do autor utilizamos a Tabela CUTTER.

Informatização

A recuperação da informação em nossa Base de Dados é feita pelos campos de autor, título e assunto, elaborados através do padrão MARC (para intercâmbio).

Espaço Físico

A Biblioteca dispõe de uma área total de 310 m², dividida em: 85 m² para acervo; 17 m² para pesquisa ao acervo e Internet com 9 terminais; 30 m² para a administração da biblioteca, 10 m² para 1 cabine de multimídia em reforma atualmente, 30 m² para cabines de estudos em grupo, 115 m² para baias de estudos individuais.

Normas e Serviços

Consulta ao acervo

O empréstimo domiciliar da Biblioteca destina-se a professores, alunos e funcionários, conforme tabela a seguir:

Categoria Quantidade de Livros Prazo
Alunos 3 7 dias
Professores 5 15 dias
Funcionários 2 8 dias

Periódicos e Monografias estão disponíveis apenas para a consulta local e fotocópia de artigos

Renovação

Os livros poderão ser renovados no balcão de atendimento da nossa biblioteca que funciona pela manhã, tarde e noite e não tendo nenhuma reserva cadastrada para o material poderá ser renovado por 03 vezes consecutivas. Quando renovado por 03 vezes consecutivas, os exemplares deverão ser entregues na biblioteca e solicitado um novo empréstimo, sendo possível somente se não houver reserva para o mesmo, condição que impedirá o empréstimo dos mesmos

Reserva

As reservas, também, poderão ser efetuadas pela Internet, desde que todos os exemplares da obra estejam emprestados. Quando a publicação for devolvida o sistema enviará um e-mail para o primeiro usuário da fila de reserva, avisando que o material já se encontra na Biblioteca e que ficará disponível para empréstimo por 24 horas, caso o solicitante não procure no prazo será, automaticamente, desligado da lista e outro usuário receberá a mesma mensagem;

Comutação Bibliográfica

Serviço de localização e fornecimento de cópias de artigos de revistas, teses e anais de congressos disponíveis no acervo de Bibliotecas Nacionais que fazem parte do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT)

Novas Aquisições

As novas aquisições são divulgadas através do nosso Site.

Plano de Atualização e Expansão do Acervo

O Planejamento acadêmico-financeiro da Faculdade 2 de Julho, prevê ampliação gradativa do acervo com a constituição do Fundo de apoio à Biblioteca, que contará com uma receita líquida dos cursos.

A atualização e ampliação do acervo bibliográfico seguem critérios a partir de:

  • Política de Desenvolvimento do acervo, com a participação da bibliotecária, professores, coordenadores de curso e dos discentes;
  • Bibliografia básica e complementar dos cursos;
  • Solicitações do corpo docente e discentes;
  • Análise de catálogos referentes a lançamentos de títulos de livros e periódicos, realizada pela bibliotecária e docentes da área;
  • Solicitação junto a editoras de títulos em regime de consignação, para a análise e avaliação dos docentes;
  • Análise da demanda dos títulos disponíveis para verificação da necessidade de aquisição de exemplares adicionais para melhor atender aos usuários;
  • Convênio de permuta de periódicos com outras instituições;
  • Espaço aberto às editoras, destinado à exposição de livros e revistas revertendo em doações.

Memorial Josaphat Marinho

Inaugurado em 28 de outubro de 2008, o Memorial Josaphat Marinho conta com aproximadamente 25.000 documentos, uma rica documentação (recortes de jornais, correspondências, discursos, móveis e objetos pessoais), sobre direitos humanos e política brasileira, pertencente ao Jurista e Senador da Republica Josaphat Marinho. Aberto a pesquisa interna e externa no horário das 14h às 18h.