Prática esportiva requer trajes confortáveis

As roupas esportivas devem ser confortáveis para facilitar os movimentos do corpo. A escolha do traje vai depender da atividade e das condições da prática. [...]

As roupas esportivas devem ser confortáveis para facilitar os movimentos do corpo. A escolha do traje vai depender da atividade e das condições da prática. Em ambientes fechados, como a academia, uma roupa leve e folgada evitará o superaquecimento. Caso seja em ambiente ao ar livre, no frio, é interessante a utilização de roupas quentes para manter o corpo aquecido.

Os materiais em contato com a pele devem ser porosos a fim de facilitar a transpiração e permitir que o ar entre para esfriar o corpo. A visibilidade também é vital para qualquer um que se exercite em vias ou trilhas, como ciclistas e adeptos da corrida, sobretudo de manhã cedo ou a noite. Dê preferência a roupas brilhantes e colete ou braçadeira refletivas.

Por fim é importante escolher o calçado correto para atividades diferentes, já que muitas lesões são causadas pela escolha do tipo errado de tênis. O tênis de corrida por exemplo não deve ser utilizado para exercícios em grupo, como aulas de aeróbica, por oferecer pouco suporte lateral ao tornozelo e resultar numa entorse ou lesão articular. É importante selecionar o tipo de calçado adequado e substitui-lo quando desgastado.

ASCOM/APM

10.07.2017