Últimos dias para participar da Avaliação Institucional no Portal do Aluno.

A Faculdade 2 de Julho está sintonizada com o seu PDI. Considera a responsabilidade social como dever de todos os que fazem a academia, gestores, corpo técnico administrativo, professores e estudantes. Em fase das diretrizes filosóficas e pedagógicas que orientam os princípios da Faculdade 2 de Julho, e ainda, considerando-se a preocupação com o estabelecimento da justiça, da plena cidadania, bem como a importância de registrar para as gerações futuras exemplos de vidas dedicadas à construção da paz e da conquista plena dos direitos humanos, a Faculdade instituiu:

Projetos em Andamento

Projeto Viver – Fundação 2 De Julho –
Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – Naspec

O Projeto VIVER tem como missão o desenvolvimento de parceria na área de extensão com o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – NASPEC (http://naspec.org.br), localizado no município de Salvador, Bahia.O objetivo do Projeto VIVER é promover ações de responsabilidade social através da promoção de um show beneficente com a banda KART LOVE, com vistas a arrecadação de fundos e doações destinadas ao NASPEC. Tal ação contempla as diretrizes do Projeto Político Pedagógico de Curso (PPC) e do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da faculdade, com o objetivo de ofertar aos nossos alunos, professores e colaboradores a oportunidade de participar e experenciar atividades e situação além muros da instituição e do currículo formal. O projeto contempla também a comunidade, convidada a participar da organização e das ações de execução, como uma forma de ofertar o acesso às atividades e projetos da instituição.
As linhas de atuação do Projeto VIVER estão pautadas em 3 dimensões: 1. Identidade e valorização da cultura local; 2. Democratização e acessibilidade de ações de extensão à comunidade acadêmica e local da instituição (comunidade do bairro do Garcia e Fazenda Garcia); 3. Estratégias de inovação e inclusão social.

Tempo de duração / Freqüência: Anual e permanente.
Participantes: Faculdade 2 de Julho e Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – NASPEC.

Núcleo de Práticas Jurídicas

Além das atividades normais do Núcleo presta um relevante serviço à comunidade no que diz respeito ao Atendimento Especial a Mulheres e Idosos.

Memorial Josaphat Marinho

Um rico acervo das áreas do Direito e da Política, aberto aos estudantes, professores e pesquisadores externos, conforme Regulamento Interno do Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Memorial Brasil Nunca Mais

Um rico acervo de toda documentação existente do período da repressão militar.

Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e Direitos Humanos

A ser conferido a pessoas e instituições de destaques no cenário nacional, na defesa dos Direitos Humanos e na promoção da Cultura e da Paz. É uma Conferência anual, que objetiva criar um fórum de debates em torno de tão importante tema, envolvendo ilustres pessoas de todo o país que estejam comprometidas com a criação de uma sociedade onde se viva em Solidariedade e Paz.

Academia de Cultura da Bahia

Apoiar a Academia em todas as suas ações e produções, intelectuais, musicais, poesia, acolhimento social e cultural a um grande grupo de acadêmicos de Salvador e cidades vizinhas. Os encontros semanais, às sextas-feiras, à tarde, aconteciam na Faculdade.

Programa de Bolsas

As ações da Faculdade com vista à inclusão social resultam de diretrizes institucionais implantadas e acompanhadas no sentido de possibilitar a inclusão de estudantes através de bolsas: Sociais, Mérito, PROUNI, Auxílio e FIES.

Programa de Esporte

Parceria com a FBTM Federação baiana de Tênis de Mesa com intuito de fomento ao esporte em geral, incluindo estrutura física para a sua prática e excelência em Gestão;

  • Curso de Natação em vigência;
  • Curso de futebol de campo em vigência;
  • Parceria com o EC Vitória em time de basquete que disputa competições oficiais, com o Prof. Ives liderando e treinando.

Projetos Encerrados

Programas de Incentivo à Leitura e Programas de Formação de Bibliotecas Comunitárias

Através de campanhas de doações de livros nas inscrições de vestibular e em outros eventos.

  • Biblioteca Comunitária Castro Alves – Bairro Capelinha de São Caetano;
  • Biblioteca Comunitária do Cabula – Bairro Cabula;
  • Biblioteca do Centro Educacional Edgar Santos – Bairro Garcia;
  • Biblioteca da Escola Comunitária Braz do Amaral – Bairro Garcia;
  • A Biblioteca da Faculdade 2 de Julho desenvolve ações de mediação de leitura nos espaços destas escolas. Participa, também, do Comité PROLER – Salvador.

Projeto Fazenda Garcia

O Curso de Comunicação Social na disciplina Comunicação Comunitária criou o Projeto com o objetivo de trocar conhecimento entre os estudantes da Faculdade com as estudantes do Centro Comunitário Edgar Santos e criar um espaço comunitário de diálogo, e o estabelecimento de relação entre a teoria e a prática. São realizadas 5 Oficinas para cada área de interesse: Vídeo, Rádio, Fanzine, Fotografia e Mural.

Programa de Sustentabilidade Social

Criado por um grupo de estudante do Curso de Administração, liderados pelos professores com referência ao uso da água, do papel e da energia aplicado na Faculdade e posteriormente em outros bairros.

Balcão da Justiça e Cidadania

O convênio entre o Centro Comunitário Batista Clériston Andrade, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e a Faculdade 2 de Julho, para a realização do atendimento no Balcão de Justiça e Cidadania. As comunidades do Garcia, Canela e Federação eram as principais beneficiadas com o Balcão, que tem proporcionar às pessoas carentes o acesso fácil e gratuito à Justiça, oferecendo orientação jurídica e a mediação de conflitos nas áreas de família e cível.

POLICOM

Congresso de Comunicação Social e Políticas Culturais com a participação de pesquisadores, produtores, críticos e estudiosos de todos os países latino-americanos. Aberto à comunidade interna e externa.

EXPORMARK

Objetiva adquirir experiência prática de relacionamento com o mercado de trabalho e visibilidade para os patrocinadores, apoiadores e estudantes da área de comunicação. Conta com o apoio de grandes empresas como SEBRAE, a Asa Motor Center e a Secretaria de Cultura de Camaçari com a participação de um público de 4 mil pessoas. São montadas stands para apresentação de vários produtos que compõem o mercado cultural soterapolitano. O grande momento é acompanhado antes, durante e depois, pelas novas mídias, sua teia de redes sociais e estratégias que traduzem as novas tendências do mercado publicitário e de marketing.

Cine Debate

Dedica-se à exibição e discussão do documentário na América Latina. O Programa buscou, em alguns dos principais países produtores, obras de excelência que enriqueciam a produção do cinema documentário no mundo. Aberto à comunidade interna e externa.

Neojibá

A Faculdade 2 de Julho apoiou o Projeto Neojibá que propõe através da música a reabilitação de crianças e adolescentes através Orquestra Sinfônica Juvenil. Os ensaios aconteciam na Faculdade 2 de Julho antes de todas as apresentações da Orquestra, no Teatro Castro Alves.

Projeto Jornal LEIA SALVADOR

Projeto dos estudantes do curso de Jornalismo na elaboração do Jornal Impresso em formato de tablóide. Prioriza os fatos relacionados diretamente com a comunidade, com a informação em tamanho reduzido e utilizando uma linguagem mais popular. Com o “Leia Salvador”, a aprendizagem extrapola os muros da instituição de ensino para participar diretamente da vida cidade e de seus habitantes. É um modelo de comunicação comunitária, onde o que é escrito tem efeito direto sobre a vida das pessoas. O jornal conta com 24 páginas, 12 coloridas e 12 Preto e Branco, a circulação quinzenal e com tiragem de 100 mil exemplares. O “Leia Salvador” é distribuído gratuitamente, em locais de grande movimento, com o trânsito intenso de pessoas. O fato de ser distribuído gratuitamente garante atingir quase que todas as classes sociais. Entretanto, o público prioritário do projeto são as classes “C”, “D” e “E”. A finalidade é universalizar a informação, permitindo que o conhecimento tenha maior alcance além do público que pode pagar para ter acesso à informação.

Projeto American Institutes for Research – Acordo de Cooperação – Enter Jovem

Tem como objetivo criar oportunidades para que jovens em desvantagem econômica participem de forma completa e produtiva do desenvolvimento econômico do Brasil. Assim, o Enter Jovem trabalha para aumentar a capacitação e o acesso de jovens ao mercado de trabalho. O Projeto beneficiou diretamente, um total de 4.200 jovens em Recife, Salvador e Fortaleza.

Ação Global

Participação anual do Programa de Ação Global através dos seus cursos, prestando serviços à comunidade.