Últimos dias para participar da Avaliação Institucional no Portal do Aluno.

Laboratório de informática

O Laboratório de Informática funciona de Segunda a Sexta de 8h às 21h e Sábado das 8h às 13h.

Com as seguintes regras:

  • Não é permitido lanche nos laboratórios;
  • O aluno deve retirar-se do laboratório 10 minutos antes do início de uma aula, conforme horário anexado nos quadros e no Portal da Faculdade;
  • O aluno deve efetuar logoff na máquina sempre que terminar de utilizá-la;
  • Não é permitido acesso a sites pornográficos;
  • O aluno que descumprir as regras estará “sujeito a bloqueio” de CONTA DE ACESSO AOS LABORATÓRIOS E E-MAIL.
  • O Centro de Informática não se responsabiliza pelos arquivos colocados na rede, todas as alterações e/ou exclusão feita no conteúdo ou do próprio arquivo são de responsabilidade do aluno.
  • Caso o aluno esqueça sua senha de acesso ao Portal de dirigir-se ao SAE e solicitar uma nova senha.

Núcleo de práticas em comunicação

O Núcleo de Práticas em Comunicação (NPC) integra o Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação em Jornalismo e Propaganda e Marketing, da Faculdade 2 de Julho. A sua construção permite aos estudantes o acesso a prática da profissão nos segmentos de televisão, rádio, jornalismo digital, editoração eletrônica, computação gráfica e fotografia.

Para tanto, o NPC está equipado com estúdios específicos e equipamentos apropriados às práticas acadêmicas.

Localizado no prédio Irene Gusmão, o NPC dispõe: estúdio de TV/vídeo/filmagem com 65m²; estúdio de rádio com 31m²; laboratório de fotografia com 28m²; 2 ilhas de edição com 6m² cada; e um laboratório de mídia impressa e digital com 49m².

As atividades dos estúdios do NPC são orientadas pelos professores das disciplinas. Os laboratórios do Núcleo de Práticas em Comunicação foram montados para atender especificamente os estudantes de Comunicação. Além disso, este espaço está aberto para o público externo, através da reserva de pautas e contrato de prestação de serviços, solicitado pelo e-mail: ascom@2dejulho.edu.br.

Núcleo de Prática de Gestão

O Núcleo de Prática de Gestão tem como objetivo capacitar o estudante no segmento de gestão do negócio desde a concepção/ideia, desenvolvimento como projeção do negócio e capacitação para torná-lo viável e administrável. O objetivo é fazer com que o futuro administrador tenha uma visão geral de como planejar um negócio, desenvolvê-lo, organizá-lo, dirigi-lo, controlá-lo e ainda analisar constantemente seu desempenho no mercado/segmento no qual esteja inserido.

Empreendedor Individual

Este segmento do Núcleo de Prática de Gestão tem como responsabilidade contribuir com o empreendedor no desenvolvimento do seu negócio/ideia. Este trabalho/conceito deve ser levado aos professores do curso que, de acordo com suas disciplinas, farão atividades junto aos alunos com o objetivo de desenvolver na prática um estudo e um levantamento do que é necessário para que esta ideia possa ser executável. Este trabalho ocorre de acordo com cada segmento ou disciplina oferecida no curso, como análise financeira, gestão de pessoas, contabilidade, direito, marketing etc.

Projetos Empresariais

Esta área do Núcleo de Prática de Gestão propõe prospectar junto às grandes empresas projetos em desenvolvimento e em formação para que nosso estudante “consultor” torne-os viáveis e executáveis. Estes trabalhos devem ser orientados pelos professores de acordo com as disciplinas diretamente ligadas à necessidade do projeto empresarial

Consultoria a PME

Neste segmento do Núcleo de Prática de Gestão é feita uma prospecção de MPE (Micro e Pequenas Empresas), através de diagnóstico da situação, desenvolvimento de novos procedimentos com o objetivo de alavancar o negócio a fim de resultar em maior produtividade e melhores resultados.

Orientação a Estágios

Neste segmento, o Núcleo de Prática de Gestão tem a função de orientar o estudante durante o  período de seu estágio auxiliando-o no direcionamento do trabalho desenvolvido, tendo como finalidade desenvolver o senso e a visão empreendedora focado nas práticas administrativas e de gestão, a fim de alavancar melhorias em todas as atividades a serem desenvolvidas.

Orientação de Relatórios e Trabalhos de Conclusão de Curso

O Núcleo de Prática de Gestão apresenta nesta modalidade a função de orientador do aluno, na preparação de relatórios inerentes ao trabalho de pesquisa e estágio e no desenvolvimento de projetos e monografias de conclusão de curso.

Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) é um órgão subordinado à Coordenação do Curso de Direito e à Direção Geral da Faculdade 2 de Julho. Constitui-se num espaço de aprendizagem acadêmica, com estrutura semelhante à de um escritório de advocacia de médio porte, no qual os estudantes da instituição desenvolvem atividades reais de atendimento jurídico à comunidade carente de Salvador.

Objetivos

Geral

Proporcionar ao estudante do curso de Direito da Faculdade 2 de Julho a consolidação da aprendizagem teórica por meio de atendimento de demandas reais, obtidas a partir dos conflitos intersubjetivos de interesse advindos de pessoas da comunidade carente. O referido aprendizado consubstancia-se na anamenese dos conflitos a partir da entrevista dos assistidos, realização de conciliações extra-judiciais e, em sendo necessário, ajuizamento de ações, nas quais os estudantes participam da elaboração das peças jurídicas, acompanhamento processual e participação em audiências nos diversos órgãos judiciários com sede em Salvador.

Específico

  • Fornecer ao estudante do curso de Direito da Faculdade 2 de Julho o aparato técnico necessário para a prática jurídica judicial e extrajudicial, mediante o treinamento em situações reais.
  • Proporcionar o acesso à Justiça à comunidade carente de Salvador, atualmente em demandas relacionadas ao Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito do Trabalho.
  • Contribuir para a formação da consciência jurídico-cidadã, mediante ações de assessoria à comunidade, nas quais os componentes do NPJ vão aos bairros para prestar esclarecimentos sobre direitos e deveres numa sociedade, por meio de debates, oficinas, teatro e atividades lúdicas.
  • Sistematizar o conhecimento produzido no NPJ, mediante a produção científica de artigos acadêmicos e levantamento de dados sobre as comunidades e casos atendidos.

Público-Alvo

Comunidade carente, principalmente do bairro do Garcia e adjacências, com rendimentos familiares não-superiores a dois salários mínimos.

Convênios e Parcerias

Mediante convênios firmados pela Direção da Faculdade 2 de Julho e Coordenação do Curso de Direito, o NPJ desenvolve atividades de prática jurídica nas áreas de família, trabalhista e previdenciária para pessoas oriundas de grupos sociais especialmente vulneráveis, que, em razão de doença, idade, deficiência, gênero, orientação sexual, etnia ou condição social, encontram particular dificuldade na busca pelos seus direitos. Atualmente, o NPJ atende assistidos oriundos do GAPA/BA (Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS), promovendo a humanização da prática jurídica e, igualmente, orientando e patrocinando ações judiciais específicas para este grupo. Outras parcerias, de cunho semelhante, estão previstas para breve, proporcionando ao estudante da Faculdade 2 de Julho um amplo cabedal de conhecimentos sócio-jurídicos, necessários para seu exercício forense.

Horário de Atendimento

Para casos novos relativos a ações cíveis (incluindo de Direito de Família) e relativas ao Direito do consumidor: quintas-feiras (das 14h às 18h), quinzenalmente, conforme calendário divulgado na portaria da Faculdade 2 de Julho.

Para casos novos relativos a ações trabalhistas: sextas-feiras (das 14h às 18h), quinzenalmente, conforme calendário divulgado na portaria da Faculdade 2 de Julho.

Para casos novos relativos a aposentadorias, pensões e demais benefícios previdenciários ou assistenciais, bem como demandas relacionadas a Direitos Humanos e Difusos (discriminação, meio ambiente etc.) e a convênios celebrados com a Faculdade 2 de Julho: segundas e terças-feiras, quinzenalmente (das 14h às 18h), conforme calendário divulgado na portaria da Faculdade 2 de Julho.

Para casos já em acompanhamento pelo Núcleo: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.