CPA – Comissão Própria de Avaliação

O que é a Comissão Própria de Avaliação?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), instituída a partir da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 e constituída pelo dirigente máximo da instituição e tem como atribuição conduzir os “processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP”.  Isso significa que a CPA deve coordenar todas as atividades referentes ao processo de avaliação interna da Faculdade 2 de Julho, obedecendo as orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação – SINAES.

Qual o objetivo do SINAES?

De acordo com o § 1 º do Art. 1º da Lei 10.861/2004, o SINAES tem por finalidades:

  • A melhoria da qualidade da educação superior,
  • A orientação da expansão da sua oferta,
  • O aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, […]
  • “A promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional”.

O SINAES contempla os seguintes processos de avaliação:

  1. avaliação interna das instituições de educação superior (realizada pela CPA de cada instituição);
  2. avaliação externa das instituições de educação superior (realizada por comissão designada pelo INEP/MEC);
  3. avaliação dos cursos de graduação (realizada por comissão designada pelo INEP/MEC); e
  4. avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes de cursos de graduação” (ENADE).

Objetivos da CPA

A CPA tem como objetivo coordenar todo o processo de auto-avaliação, a fim de possibilitar o autoconhecimento da instituição, identificar as suas potencialidades e fragilidades e propor ações de melhoria, visando a qualidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e da gestão. Os resultados desse trabalho devem contribuir para a elaboração/atualização do Planejamento Estratégico da instituição, que deverá nortear as suas ações. Todos os anos os relatórios produzidos pela CPA são postados no Sistema e-MEC.

História e atuação da CPA na Faculdade 2 de Julho

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi constituída em 2004, após a publicação da Lei 10.861, e permanece atuante, num processo de melhoria contínua, inclusive com base no próprio processo de auto-avaliação, que coordena.
Além da avaliação interna, que compreende desde a avaliação do planejamento, passando pelo desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão, e infra-estrutura física.

A Instituição também realiza duas avaliações docente/discente (uma a cada semestre), que também são conduzidas pela CPA.

Por meio da Portaria nº 08 de 8 de março de 2014, a IES designou a nova Comissão, atendendo aos critérios estabelecidos em seu Regulamento.

O desenvolvimento (anual) do Projeto de Auto-avaliação pela CPA contempla as seguintes etapas:

  1. Elaboração do Projeto.
  2. Sensibilização da comunidade acadêmica.
  3. Elaboração dos instrumentos de coleta.
  4. Aplicação dos questionários, realização de entrevistas e recebimento de relatórios.
  5. Análise das informações coletadas na etapa anterior.
  6. Elaboração dos relatórios.
  7. Divulgação dos resultados da auto-avaliação e obtenção de sugestões de melhorias.
  8. Meta-avaliação.

Integrantes da CPA

Atendendo ao inciso I do Art. 11 da Lei 10.861/2004, que afirma que deve ser “assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos”.

A CPA da F2J é assim formada:

  • Maria das Graças Sodré Fraga Maia: Presidente da Comissão.
  • Professora Vera Lúcia dos Santos: Representante Docente;
  • José Luiz de Moura Suarez: Representante Discente;
  • Cláudia Maria Conceição Santos: Representante técnico administrativo;
  • Bruno Olivatto: Representante da Comunidade.

O que é avaliado?

De acordo com o Art. 3º da Lei 10.861/2004, para avaliar “atividades, cursos, programas, projetos e setores”, a fim de as IES identificarem o seu “perfil e o significado de sua atuação”, devem ser consideradas dez dimensões institucionais. A partir de 2014 o instrumento de avaliação foi organizado em “cinco eixos, contemplando as dez dimensões do Sinaes” e também inserida uma inovação – o Relato Institucional -, conforme apresentado a seguir:

Eixos Dimensões  do SINAES
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional D 8 – Planejamento e Avaliação
Relato Institucional
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional D 1 – Missão e PDI
D 3 – Responsabilidade Social da Instituição
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas D 2 – Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
D 4 – Comunicação com a Sociedade
D 9 – Política de Atendimento aos Discentes
Eixo 4 – Políticas de Gestão D 5 – Políticas de Pessoal
D 6 – Organização e Gestão da Instituição
D 10 – Sustentabilidade Financeira
Eixo 5 – Infraestrutura Física D 7 – Infraestrutura Física

Principais Ações Implementares:

  • Ampliação do acervo;
  • Realocação da estrutura para atendimento dos professores;
  • Reestruturação da Pós-graduação e criação do Núcleo de pesquisa e extensão com espaço físico próprio;
  • Contratação de um administrador, para melhor controle de materiais;
  • Oferecimento de bolsas (de 100%) para colaboradores participarem do curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional e Libras;
  • Realização de planejamento integrado dos cursos, o que resultou num maior compartilhamento dos docentes;
  • Desenvolvimento do projeto para Acolhimento ao Calouro;
  • Realização de Encontro de qualificação profissional, para capacitação do pessoal de atendimento (clientes externos e internos);
  • Implantação do Núcleo de Propaganda e Marketing;
  • Oferecimento do Salão de Iniciação Científica;
  • Revisão dos Projetos Pedagógicos de Direito e Propaganda e Marketing; e
  • Realização da Conferência Jaime Wright sob o tema: “Sociedade, Diversidade e Preconceito”.

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