Faculdade 2 de Julho

A Fundação 2 de Julho foi criada em 22 de dezembro de 1976, sob a liderança do reverendo Jaime Nelson Wright, procurador da COEMAR e representante da Missão Presbiteriana do Brasil Central. Na condição de Pessoa Jurídica, de direito privado, sem fins econômicos, passou a ser proprietário e mantenedor do Colégio 2 de Julho. Fundado em 18 de outubro de 1927, na cidade de Salvador, pelos missionários da Igreja Presbiteriana dos Estudos Unidos da América, Peter Garret Baker e Irene Hight Baker.

No início dos anos 60, os missionários decidem por nacionalizar a Instituição dando forma a uma organização denominada “Conselho Superior de Administração”, constituído de membros americanos e brasileiros. Este Conselho funcionou de 1966 a 1976, e fez a transição para a organização definitiva para Fundação.

A estrutura organizacional da Fundação 2 de Julho constitui-se de uma Assembleia Geral de Nomeação, de um Conselho de Curadores de nove membros escolhidos entre brasileiros de ilibada reputação, de notória competência, educadores, cristãos e de formação evangélica na sua maioria. E ainda de Mesa Diretora formada pelo Presidente, Vice-Presidente e Secretário do Conselho.

A Fundação 2 de Julho tem como missão desenvolver programas educacionais de acordo com os princípios cristãos baseados na formação moral da juventude. Entre esses princípios merecem destaque a promoção dos direitos e deveres dos indivíduos como membros da comunidade, o respeito pela dignidade e pelas liberdades fundamentais da pessoa humana, o fortalecimento de uma sociedade democrática, o preparo do cidadão e da sociedade para o uso e a criação de recursos científicos e tecnológicos, no sentido de possibilitar melhores condições de vida as populações, a preservação e a expansão do patrimônio cultural como um bem do povo e o reconhecimento de que a educação constitui um direito de todos, fortalecendo a consciência de responsabilidade pela formação de uma sociedade mais justa.

A Instituição 2 de Julho desenvolveu-se em três fases, a saber:

  • A primeira fase, de 1927 a 1960, ano de fundação do Colégio 2 de Julho, a administração esteve ligada à Missão Presbiteriana Norte-Americana no Brasil.
  • A segunda fase, de 1961 a 1976, sob a responsabilidade de um Conselho Deliberativo, que acompanhou e aprovou os relatórios da Direção Executiva do Colégio, composta por diretores brasileiros.
  • A terceira fase, de 1976 até os dias atuais, com a organização da Fundação 2 de Julho, que assume definitivamente o papel de entidade mantenedora dos Colégio e Faculdade 2 de Julho.